Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Campeonato Brasileiro de futebol chega na reta final sem saber quem será o campeão da edição 2010. Fluminense, Cruzeiro e Corinthians estão na briga direta, mas não podem vacilar porque o Grêmio ameaça e times como Santos, Botafogo, Atlético Paranaense e Internacional, se obtiverem uma boa sequência, podem surpreender. Um final bem imprevisível.

Todo mundo com a calculadora em mãos para projetar quanto precisa para alcançar a taça mais cobiçada do futebol tupiniquim. Ano passado, o Flamengo foi campeão com 67 pontos e 19 vitórias. O Cruzeiro, com 62 pontos, ficou na quarta posição e levou a última vaga da Libertadores. Já em 2008, o São Paulo abocanhou o título com 75 pontos e 21 vitórias e o Palmeiras levou a última vaga da Libertadores com 65 pontos.

Esses números levam ao torcedor acreditar que, com menos de 67 pontos não dá para ser campeão, todavia, com 63 pontos, o seu clube pode assegurar vaga na Libertadores. Claro que dos três primeiros colocados, quem conquistar 100% dos pontos vai ser o vencedor porque chegaria a mais de 70 pontos e talvez essa seja a chave da conquista.

Já para aqueles que querem fugir do rebaixamento, o número de pontos que vai trazer alívio é 47. Essa pontuação traz uma margem de segurança para garantir a permanência na elite e assim salvar a temporada. Pelo andar da carruagem, teremos um campeonato do jeito que os cartolas dos grandes times querem: só os “pequenos” deverão cair. Grêmio Prudente, Goiás, Guarani, Vitória, Avaí e Atlético Goianiense, desses seis, quatro vão voltar para a Série B.

Creio que Vasco, Flamengo e até o Atlético Mineiro podem ter algum susto, contudo ficam. O Ceará conseguiu muitos pontos e acumulou boa gordura para queimar, por isso, acho que vai representar o Nordeste em 2011 no filé do futebol nacional. Por falar no Brasileirão do ano que vem, os times da Série B que quiserem subir precisam atingir 65 pontos e assim conquistarão o acesso. O Coritiba deve voltar. Restam três vagas. Os números aí estão. Faça sua aposta, pegue sua calculadora, torça, ore, acredite e vibre. A matemática é exata e cada clube precisa estabelecer sua meta para obter o que deseja nesse fim de temporada.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios