Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Papo de Esporte 23/08/2016  08h16

Medalha de ouro

Se não alcançou a meta de pelo menos 20 medalhas ou ficar entre os dez primeiros países no ranking geral, o Brasil fechou as Olimpíadas Rio 2016 com medalha de ouro em vários quesitos.

Esportivamente, foram mais medalhas de ouro (7) do que prata (6) ou bronze (6); em doze modalidades o país teve medalhistas e conquistas inéditas tão aguardadas se materializaram, como no futebol masculino. Alguns esportes poderiam contribuir com mais medalhas, porém, de modo geral, foi um desempenho altamente satisfatório.

Em termos de Américas, o Brasil conquistou mais medalhas do que Cuba e mais ouros do que o Canadá. O país ficou entre os dez primeiros colocados em diversas modalidades. Isso prova que, em se mantendo o investimento, o intercâmbio e o apoio, no próximo ciclo olímpico, o sonho de 2016 se transformará em realidade. Tomo como o exemplo o time da Grã-Bretanha, que sediou 2012, foi bem, mas que em 2016 surpreendeu o mundo ao bater Rússia e China e ficar só atrás dos EUA no número de ouros. Creio quem Tóquio 2020 o país será top dez e conquistará mais de 20 medalhas.

Em termos de segurança, comunicações e transportes, nada daquilo que fugisse muito do normal foi registrado, provando que o país pode e tem capacidade de organizar e promover eventos internacionais de grande porte. E é muito bom ver a repercussão positiva na imprensa internacional que rasga elogios e reconhece que as expectativas criadas foram transformadas em superação de dificuldades e capacidade de gerenciamento.

Só a conta que não fecha. Passado o período de Copa do Mundo e Olimpíada, agora é hora de passar um pente fino nos gastos públicos e cobrar transparência. Hora de se levantar quanto cada brasileiro pagou do bolso para ter dois eventos dessa monta. Sou favorável em CPI no Comitê Olímpico Brasileiro e intervenção na CBF. Hora de passar a limpo o esporte do país.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios