Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com atrasos, obras embargadas, licitações questionáveis e muito dinheiro público envolvido, os estádios brasileiros para a Copa vão ganhando forma e vida. Aos poucos vão ficando prontos e seis deles vão abrigar a Copa das Confederações dentro de seis meses. Agora eu não consegui entender como a Arena Grêmio, o novo e moderníssimo estádio do tricolor gaúcho, ficou de fora deste processo. Não só em 2013, mas também para 2014, já que o estádio gaúcho da Copa será o reformado (se ficar pronto) Beira Rio. Um absurdo.

O Grêmio teve a coragem e a ousadia de desafiar o saudosismo e firmou uma parceria com a construtora OAS que demolirá o aposentado Olímpico e em menos de dois anos ergueu a Arena. O finado estádio vai dar espaço a um moderno complexo de condomínios enquanto a nova praça esportiva é padrão cinco estrelas da FIFA e pode abrigar não só futebol, mas shows e eventos. É um local multiuso. Na abertura, lotação máxima, 60.450, show de tecnologia e vitória pelos mesmos 2x1 que deram ao Grêmio seu único título mundial em 1983 diante do mesmo Hamburgo, da Alemanha. Coube a André Lima a honraria de ter feito o primeiro gol da casa.

O tricolor estima lucrar em 2013 cerca de R$ 120 milhões, sendo que o dinheiro será distribuído da seguinte forma: nos primeiros vinte anos, a OAS ficará com 35% das receitas e o Grêmio com 65%. O modelo de gestão é inédito no país, todavia, esse formato é cada vez mais comum no exterior. Para janeiro, a idéia é fazer com que o local se transforme em uma estrutura de uso diário, com lojas, restaurantes e espaços para eventos, que incluem desde pequenas festas particulares até convenções de grande porte.

A grandiosidade é tamanha que até o Inter, rival eterno do Grêmio, divulgou uma carta nos grandes jornais do Rio Grande do Sul parabenizando o tricolor por construir uma nova casa. O Grêmio (o Palmeiras está indo pelo mesmo caminho) provou a CBF e aos outros times do Brasil que é possível fazer uma obra dessa envergadura sem dinheiro público e em um curto espaço de tempo. Quero o mais breve possível conhecer a nova praça esportiva. Parabéns Grêmio, você deu uma lição ao país do futebol!

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios