Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Papo de Esporte 30/11/2016  09h13

Panela Velha

Pergunta objetiva: Quem é o artilheiro do Brasileirão? E quem será o artilheiro do Brasileirão? Domingo saberemos, porém, é bem provável que um trintão leve o caneco de marcador que mais vezes compareceu no barbante neste nacional. A tábua de artilheiros hoje tem como dono um centroavante que, comprovadamente tem faro de gol, porém, foi um fiasco na Copa de 2014: Fred. Ele mesmo! E, ironicamente, com 14 gols. Hoje ele é artilheiro isolado. E tem 33 anos.

Em segundo na lista, três atletas anotaram 13 gols: Grafite (37 anos), Diego Souza (31 anos) e Willian Pottker (22 anos). Ainda tem chances, mesmo faltando um jogo só, os jogadores que marcaram 12 vezes: Robinho (32 anos), Sassá (22 anos) e o menino prodígio Gabriel Jesus (19 anos). Ou seja, dos sete jogadores com chances reais de abocanhar a honra de artilheiro do Brasileirão, quatro tem mais de 30 anos.

Interessante notar que, os melhores goleadores, ou tem mais de 30 anos ou tem idade olímpica – tem até 23 anos. Ricardo Oliveira, com 36 anos, fez 10 gols, Paolo Guerrero, aos 32 anos, fez 9, Kleber Gladiador, aos 33 anos, anotou nove tentos, Roger, de 31 anos, fez oito gols assim como Rafael “He Man” Moura, de 33 anos. E aos 42 anos, Zé Roberto fez um golzinho.

Isso é o reflexo atual do país. No futebol, os atletas da faixa etária de 22-28 anos estão jogando lá fora, seja na Europa, Ásia, México ou onde pagar. Ou pelo menos os melhores estão. Os que estão aqui, em raríssimos casos, tem alguma chance de chegar a Seleção Brasileira ou sonhar com uma venda polpuda. Aos 26 anos, Lucas Lima hoje é o único a fugir da regra. Porém, está louco de vontade de se mandar.

Outro dado curioso é que, do pé de obra gringo, o artilheiro é Copete, colombiano, de 28 anos, com dez gols. Em seguida Guerrero, Arrascaeta (8 gols) e Chávez, Cueva e Ábila (7). Titulares de suas seleções, Pratto e Romero tiveram participação discreta e marcaram cinco gols cada. O zagueiro Mina, por exemplo, marcou 4 gols. Dos que saíram na janela de transferências, os artilheiros são Gabigol (5), Giuliano (4) e Alan Kardec (3).

Munido disso, fica a questão: o artilheiro é o melhor atacante do Campeonato? Essa do Fred você não esperava. Qual seria a dupla de ataque perfeita do Brasileirão? Os melhores ataques pertencem aos quatro primeiros colocados: Atlético Mineiro (61 gols marcados), Palmeiras (60), Santos (58) e Flamengo (52). Mesmo no meio ou na rabeira da tabela, Chapecoense e Vitória (49), Sport (47) e Santa Cruz (45) fizeram muitos gols. Entretanto as defesas...

Guilherme Lima - Jornalista e Professor - Londrina - PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios