Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estou na Argentina acompanhando a Copa América. A Rádio Brasil Sul está com 30 rádios de oito estados do país em rede e está por aqui comigo e com o narrador Vanderlei Rodrigues. O país é apaixonado por esporte. Não só futebol. Por aqui os jornais dão grande espaço para rugbi, basquete, corrida de cavalo, tenis e polo. Me permitam escrever um pouco sobre algumas curiosidades daqui para depois mergulharmos no evento em si.

Primeiro fiquei impressionado com a beleza de Buenos Aires. Logo na chegada, a arquitetura, as avenidas largas e a paisagem deixam a viagem com cara de filme. Indescritivel. A educação do povo também é surpreendente. Confesso que como brasileiro fiquei até constrangido ao ver um povo tão hospitaleiro e prestrativo, sempre disposto a ajudar, orientar e proporcionar bem estar a quem chega. Vale contar a paixão popular pela leitura. Nos cafés, restaurantes, ruas, praças, onde você vai, tem (muita) gente lendo jornais, revistas e livros. 

Como faz muito frio, as pessoas vão as ruas bem agasalhadas e isso deixa o ar, digamos, europeu. Um detalhe chama a atenção: para manter a boa aparencia poucos usam gorrinhos. Entre o frio e a beleza, ando de luva, gorro, cachecol e uma infinidade de blusas. Venta demais. No transito, a lei é a do mais forte. Quem acelerar mais leva a parada. O pedestre precisa se aventurar para cruzar a rua. Sinaleiro existe só nas avenidas movimentadas e capacete para os motoqueiros é cotoveleira, ninguem usa. Agora o que é interessante é o horário do comércio. Funciona das 9 às 13h. Fecha para a siesta. Depois abre 16h30 e fica até 20h30. Eu gostei da idéia e você?

Aquela rivalidade entre Brasil e Argentina fica só no campo do esporte. Mas que briga. Quando falei que Pelé era o rei do futebol, o argentino foi taxativo : "Pelé é o rei e Maradona é Deus". Aqui tem a Igreja Maradoniana. Argumentei que Pelé é o atleta do século XX, porém, a resposta foi contundente: sim, Pelé foi o atleta do século e Maradona o dono do século. E aí? Fui ao Estádio Único Ciudad de La Plata e confesso que me decpionei. O lugar era propalado como a Arena mais moderna da Améica do Sul. Bonito é. Funcional também. Agora mais moderno é demais. O campo do Atlético-PR é superior. Dentro de campo um 0x0 sofrível entre Brasil e Venezuela.

Apesar da Copa América, dois assuntos tomam conta do noticiário: o rebaixamento do River Plate e as eleições de outubro. Porém, o futebol é paixão nacional e a competição é uma uma questão de honra para os donos da casa. Até como finos anfitriões que vem sendo até aqui, espero que na final eles nos recebam bem no Monumental de Nunez e nos permitam comemorar o terceiro título seguido da Copa América. Você tem a melhor cobertura do rá dio direto da Argentina acompanhando a Rádio Brasil Sul no AM 1290, no www.radiobrasilsul.com.br ou ainda no seu iPhone.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios