Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Papo de Esporte 11/09/2010  10h15

Treinar pra quê?

Espanha x Argentina foi um grande amistoso, com uma vitória sensacional de 4x1 para o time de Messi. Muitos outros amistosos internacionais ocorreram, todo mundo se movimentou. Aí vem a CBF e marca um jogo-treino contra o Barcelona B. Vitória por 3x0, gols de Lucas, Pato e Fernandinho. Uma semana de treinamentos no CT do Barça. Valeu? Não sei. Isso só terá validade se nas próximas convocações, para amistosos em outubro e novembro (contra a Argentina dia 17 no Catar), o treinador brasileiro convocar os mesmos atletas. Caso contrário, para quê treinamentos com um time e jogos com outro?

O certo é que o Norte do Paraná foi bem representado com a presença de Fernandinho, que jogou o segundo tempo e fez gol. Creio que ele tem tudo para se firmar no grupo. Ele tem a característica do Ramires, mas tem muito mais habilidade, faz ótimos lançamentos e bate faltas como ninguém. Está com 25 anos e terá 29 na Copa de 2014. Tem tudo para estar entre os 23 responsáveis pelo hexa. Ainda acredito que Julio Cesar, Maicon e até Ronaldinho Gaúcho que está arrebentando nesse começo de temporada no Milan, podem ser lembrados.

O Brasil tem, em julho de 2011, a Copa América na Argentina. Pelo jeito, Mano Menezes vai priorizar esse grupo e talvez com duas ou três novidades. Em 2012 tem Olimpíadas em Londres e o time sub-20 precisa classificar o Brasil para daí sim entrar em vigor o quesito sub-23 mais três acima dessa idade. Se fosse apenas para treinar em Barcelona, deveria ser chamado um possível time olímpico que trabalharia visando garantir a vaga na Olimpíada, com alguns do time de cima. Aí teria validade um trabalho desse naipe. Vamos esperar.

Agora, o Brasil precisa fazer bons amistosos, preparar bem o time, para defender o título da Copa América. Como não jogará as Eliminatórias, não adianta jogar contra a Estônia nem Omã. Tem que fazer jogos cascudos para medir forças e garantir qualidade. O ideal mesmo é jogar no Brasil para começar a atrair a atenção para a necessidade de agilizarmos as obras para a Copa de 2014, aqui no país, que estão bem atrasadas. Vale lembrar que amistoso por aqui está difícil de sair. Tem que prestigiar nosso povo que não tem muitas oportunidades de acompanhar os principais jogadores que estão lá fora.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios