Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Mulher por Inteiro!” esse é o tema da campanha Outubro Rosa 2021. A abertura da agenda oficial acontece hoje (4) durante a realização de uma audiência de forma remota, promovida pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada estadual Cantora Mara Lima (PSC), e autora da Lei nº 16.935/2011 que instituiu no Paraná a Campanha Outubro Rosa.

Em apoio à Campanha, a fachada do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná ficará na cor rosa durante todo mês e outras ações serão realizadas durante o Outubro Rosa.

A Campanha busca chamar a atenção para a necessidade das mulheres assumirem o protagonismo da sua própria saúde, não apenas realizando os exames que podem diagnosticar o câncer de Mama, Ovário, Colo do Útero e Endométrio, mas também incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas e demais tipos de câncer.

A deputada lembra que os cuidados devem ser realizados durante todo o ano, mas que o Outubro Rosa chega para alertar da importância dos exames preventivos. “As ações são intensificadas durante o Outubro Rosa. Afinal é o mês de conscientização para o câncer de mama, a neoplasia mais frequente em mulheres e, por isso, as atenções estão voltadas para a saúde da mulher. No caso específico do câncer de colo de útero, por exemplo, é possível realizar a prevenção, o que nos casos de mama e ovário, trabalhamos para alertar para o diagnóstico precoce”, comenta a deputada Cantora Mara Lima.

Para a deputada Luciana Rafagnin (PT), é preciso sempre alertar as mulheres sobre os cuidados e a necessidade de fazer os exames, já que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no país. “O Outubro Rosa serve para conscientizar as mulheres sobre o tipo de tumor que mais mata no Brasil, por isso é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama”, alertou. “Pedimos a todas as mulheres. Vamos nos cuidar, fazer exame, consultas, mamografias. Assim estaremos salvando vidas”.

O mesmo pedido é acompanhado pelas deputadas Mabel Canto (PSC) e Maria Victoria (PP). “Outubro é o mês de conscientização, mas durante todo o ano temos que nos cuidar, porque o diagnóstico precoce salva a vida. Por isso não esqueça. Vá até seu médico, faça os exames. É muito importante que esteja em dia com a sua saúde”, disse Mabel. “Infelizmente é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. É uma probabilidade de 60 mil a cara 100 mil e a gente trabalha incansavelmente nesta Campanha para evitar que mais mortes aconteçam. O câncer quando diagnosticado precocemente tem mais chance de cura”, alertou. “Agradeço ao presidente Traiano e ao deputado Romanelli, a Comissão Executiva, que sempre deram a devida importância à Campanha”, completou Maria Victoria.

A procuradora da Mulher, da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cristina Silvestri (CDN), destacou que a Procuradoria está envolvida na Campanha, que ações serão realizadas e que a pandemia da Covid-19 serviu de alerta para que as mulheres procurem atendimento médico. “Este ano o Outubro Rosa tem uma importância ainda maior porque, com a pandemia, nós tivemos uma queda significativa do número de exames e cuidados preventivos das mulheres. A campanha que vamos desenvolver na Procuradoria e com o apoio das vereadoras vai ser no sentido de, justamente, resgatar nas mulheres este sentimento de autocuidado. Precisamos fazer voltar a crescer o número de exames preventivos de câncer de mama e do câncer de colo de útero”

Audiência Pública

Para abrir a agenda de atividades da Campanha Outubro Rosa, a deputada Cantora Mara Lima irá realizar uma audiência pública remota, na segunda-feira (4) a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

A audiência contará com a presença do médico mastologista e cirurgião oncológico, Cícero de Andrade Urban; de Claudia Gaby que teve câncer de mama e se recuperou da doença; e da sexóloga e voluntária do Instituto Humsol, Sabrina Matos, além de deputadas e deputados estaduais.

Homenagem

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (4) que tem início às 14h30, a deputada usará o espaço do Grande Expediente para fazer uma homenagem aos médicos Cícero Urban e Marcelus Nigro; à Sabrina Matos do Instituto Humsol, à Claudia Gaby e à Simone Ribeiro, representando a FEMAMA.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.