Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Ministério Público. Para marcar a data, o Ministério Público do Paraná promove o evento “Sociedade e direito antes, durante e pós-pandemia”, de forma totalmente on-line e interativa, com a presença de convidados que irão propor reflexões importantes sobre a atuação do Ministério Público no contexto atual.

Durante todo o dia, das 8h30 às 17 horas, serão promovidas conferências e interlóquios (debates entre dois palestrantes) com transmissão ao vivo aberta à comunidade. Na oportunidade, também haverá o lançamento do caderno e do calendário institucionais, da 13ª edição da Revista Jurídica e do livro “Atuação do MP na pandemia da Covid-19”.

A abertura do evento, que será conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira, do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, do presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Fabiano Dallazen, do corregedor-geral do MPPR, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional da instituição, Samia Saad Galotti Bonavides, do ouvidor-geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi, da coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da instituição, Mirian de Freitas Santos, do presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Tiago Pasternak Glitz, e do presidente da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar), Maurício Kalache.

Programação

No período da manhã, quando acontecem as conferências, a primeira exposição será realizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral Alexandre de Moraes. Em seguida, o pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra João António Fernandes Pedroso abordará o tema “O(s) estado(s) de direito e a(s) sociedade(s) antes, durante e no pós-pandemia”. Para falar sobre “Dogmática penal e a transformação social”, foi convidado o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Eugenio Raúl Zaffaroni.

Debates

Na programação da tarde, o primeiro interlóquio tem como tema “A crise da Covid-19 e os reflexos na sociedade brasileira” e contará com a exposição do neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste. Participará desta conversa, a procuradora de Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição do MPPR. A mediação será conduzida pelo procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MPPR.

Por fim, o assunto da segunda mesa de debates será “Ética da punição e os direitos humanos”, com a participação do filósofo do Direito Vicente de Paulo Barretto, presidente do Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Judiciais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, e da jurista Deborah Duprat, ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão. O mediador será o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR.

Todos os palestrantes e autoridades participarão de forma remota.

Acesse o hotsite e confira mais informações sobre o evento (https://mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=7990)

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.