Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná e o Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) abriram nesta segunda-feira (7) as  inscrições para a 7ª edição do programa. Os atletas e técnicos interessados devem acessar o site top2020.uel.br para se inscrever. O prazo vai até as 23h59 do dia 21 de maio, conforme o cronograma de execução do projeto.

Renomeado desde o ano passado como TOP 2020, tendo como foco o ciclo olímpico e paralímpico, o projeto já se consolidou como o maior programa de incentivo ao esporte do Brasil. Em suas seis edições anteriores, atendeu quase 7.000 atletas e técnicos com um investimento de quase R$ 25 milhões. Este ano serão mais R$ 4,75 milhões de patrocínio exclusivo da Copel (Companhia Paranaense de Energia) a Copel, ofertando 1.600 vagas divididas em 62 modalidades, sendo 24 delas paralímpicas.

Segundo a governadora Cida Borghetti, este programa, em sua sétima edição consecutiva, é um exemplo da solidez e da qualidade do trabalho desenvolvido no Paraná ao longo dos últimos anos. “Será o segundo ciclo olímpico e paralímpico em que atenderemos esportistas de todo o Estado. E gostaria de destacar principalmente as bolsas dedicadas aos jovens atletas estudantes de nossa rede estadual de ensino. Esse é o grande legado do TOP: ajudar a formar melhor nossos estudantes. Se queremos um Paraná melhor, precisamos de paranaenses cada vez melhores”, afirmou.

PARCERIA - A parceria da Copel foi ressaltada por Diego Gurgacz, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), entidade vinculada à Secretaria e executora do programa TOP 2020. “Todo esse sucesso alcançado tem a participação fundamental dessa empresa que é a grande incentivadora do esporte paranaense.. A Copel é nossa parceira desde a primeira edição, em 2011, sendo agora a patrocinadora exclusiva do TOP”.

EVOLUÇÃO - Pensando sempre em consagrar os sucessos já obtidos em edições anteriores, em 2018 o programa segue com o objetivo de preparar os talentos esportivos do Estado para a disputa dos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados em 2020.

Para isso, o atendimento com bolsas continuará sendo ofertado tanto para atletas e técnicos já consagrados, quanto para jovens promessas com potencial para, no futuro próximo, obterem resultados em âmbito nacional e internacional. Portanto, um dos destaques do regulamento em 2018 é o fato da garantia de bolsas da categoria TOP Formador para os campeões dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS)- Etapa 12 a 14 anos.

Vale lembrar também que o crescimento entre ciclos foi significativo. Em 2012, na disputa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, o programa contou com seis representantes (quatro atletas e dois técnicos). Números ultrapassados e muito para os Jogos Rio 2016, quando o TOP contou com 32 atletas e dois técnicos defendendo o Paraná nas disputas no Rio de Janeiro.

“Todo ano é um novo desafio que abraçamos com muita dedicação, porque o TOP é um projeto fascinante. Cada novo período de inscrição chega com a certeza de que o Governo do Paraná acredita no esporte como uma ferramenta de melhoria para a nossa sociedade, investe e confia em nossos atletas, cada vez mais comprometidos, e trabalha para criar um legado duradouro por mais um ciclo olímpico e paralímpico”, disse a coordenadora do TOP 2020, Denise Golfieri.

BOLSAS JÁ DEFINIDAS - Algumas categorias já preveem bolsas para determinados atletas e técnicos (desde que suas inscrições respeitem todos os critérios do regulamento atual). Essas listagens, que contemplam na categoria TOP Formador os campeões dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), etapa 12 a 14 anos, e os integrantes das categorias TOP Internacional Embaixador e TOP Medalhista Embaixador, foram divulgadas em nota oficial.

Todas as informações e detalhes você confere No Regulamento Geral do Programa TOP 2020 - Edição 2018. Leia com atenção antes de efetuar a sua inscrição. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do  FALE CONOSCO no site das inscrições, pelo e-mail talentoolimpico@seet.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3361-7741 / 7742 / 7709 / 7743 / 7754 / 7762.

Para mais informações do programa, os interessados devem ficar atentos às publicações no site esporte.pr.gov.br – e às redes sociais: facebook.com/seetparana e facebook.com/TOP2020PR.

O Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020 é uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Instituto Paranaense de Ciência do Esporte - IPCE e tem o patrocínio exclusivo da Copel.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.