Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A edição 2021 da Campanha Dezembro Laranja foi lançada ontem (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Paraná, Paula Xavier da Silva Schiavon, que falou aos deputados durante o grande expediente da sessão plenária.

A médica dermatologista alertou sobre os cuidados que todos devem ter no dia-a-dia para prevenir e combater o câncer de pele que é o de maior incidência na população, representando 17% de todos os tumores malignos e 180 mil novos casos ao ano. Ela falou sobre os dois tipos, o carcinoma e o melanoma, sendo o primeiro diretamente ligado à exposição solar, formando uma ferida que nunca cicatriza. Já o melanoma, bem mais agressivo, pode gerar metástase afetando órgãos essenciais do corpo humano, como pulmão, fígado e cérebro.

 “Com tantos casos muito evidentes, Campanhas como essa de conscientização são importantes. Em 2021 a Campanha vem com slogan ‘Adicione mais fator de proteção ao seu verão’, abordando a proteção solar com o uso de filtro, óculos, máscara e chapéu, e também aborda a importância de continuar se protegendo contra a tragédia que nos ronda, que é a Covid-19. A parceria entre a Sociedade de Dermatologia e a Assembleia começa com essa breve fala e com a iluminação dessa casa na cor laranja, mas que essa parceria também se estenda na busca da construção de outras políticas públicas”.

O deputado Anibelli Neto (MDB), autor da lei que criou há seis anos a campanha no Paraná, agradeceu a presença da médica Paula Schiavon na atualização das informações sobre a doença que devem ser levadas a todos os cantos do estado pelos deputados. “Essa campanha trata da importância da prevenção e da conscientização sobre o problema do câncer de pele. Nossa intenção de trazer alguém com competência para atualizar as informações sobre esse importante problema que a sociedade enfrenta e dizer como podemos enfrenta-lo, e para que os deputados levem essas informações para a população. Que possamos conscientizar nesse período que o câncer de pele mata”, disse.

O prédio da Assembleia Legislativa estará iluminado na cor laranja. O pedido partiu do Hospital Erasto Gaertner, através do deputado Michele Caputo (PSDB), da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Paraná, através do deputado Anibelli Neto.

ALEP

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.