Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Nacional de Adoção (CNA) aponta que, hoje, são 5023 crianças e adolescentes em casas de acolhimento espalhadas pelo Brasil aptas para adoção. No Paraná, são 500 (é o 4º Estado com mais crianças e adolescentes para adoção; só ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Destas 500, cerca de 40% tem mais de 12 anos segundo o Ministério Público do Paraná.

Em Curitiba, são 612 crianças e adolescentes acolhidos em 28 instituições da capital. Destas, 296 já ultrapassaram os 12 anos. As promotorias da Vara da Infância e Juventude de Curitiba e Araucária consideram esses números altos já que, a partir dessa idade, as chances de adoção são mínimas.

“A maior parte dos interessados em adotar crianças tem a preferência por bebês. Enquanto isso, milhares de crianças mais velhas continuam em instituições. O programa de Apadrinhamento Afetivo não resolve o problema, mas possibilita a essas crianças a oportunidade do convívio familiar e da criação de laços com pessoas de fora da instituição de acolhimento. É uma atividade regulamentada pelo Governo Federal. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), vou incentivar essa iniciativa tão importante para a vida dessas crianças”, garantiu o deputado estadual Cobra Repórter.

Tendo isso em vista, o deputado marcou para amanhã  22, às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública para discutir ações relacionadas à Adoção e ao Apadrinhamento Afetivo. Lembrando que dia 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção.

A audiência vai contar com o depoimento de um casal homoafetivo que adotou duas irmãs com problemas visuais. Terá ainda a exibição de vídeos com depoimentos de pessoas que fazem parte do programa de Apadrinhamento Afetivo e também de famílias que adotaram adolescentes. Promotores da Vara da Infância e Juventude de Curitiba e Araucária também vão fazer uma palestra sobre Apadrinhamento Afetivo.

Na sequência, os parceiros públicos e privados da comissão serão diplomados e poderão utilizar o selo da Criai de empresa amiga das crianças, dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência.

A Criai é formada por sete integrantes: o presidente deputado Cobra Repórter, a vice-presidente deputada Cantora Mara Lima, os deputados Alexandre Amaro, Luciana Rafagnin, Marcio Pacheco, Subtenente Everton e Luiz Carlos Martins.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.