Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nova opção agiliza o atendimento nos casos de aglomeração de pessoas e libera a linha telefônica do 190 para os casos mais graves, de risco à vida, por exemplo. Atualização ocorreu nesta semana.

O aplicativo 190 PR da Polícia Militar do Paraná recebeu uma nova solução para que a população possa fazer o acionamento sobre ocorrências relacionadas à pandemia do coronavírus. A nova opção é para agilizar o atendimento nos casos de aglomeração de pessoas e liberar a linha telefônica do 190 para os casos mais graves, de risco à vida, por exemplo.

A atualização ocorreu nesta semana para os sistemas Android e IOS. Para quem já tem o aplicativo, será necessário fazer a atualização da plataforma, apenas. 

A nova solução é uma parceria entre a Polícia Militar e a Celepar. Além de formalizar denúncias, o cidadão poderá ainda obter orientações e informações sobre prevenção ao contágio do vírus, recomendações e determinações do Governo do Estado sobre o controle da pandemia. O usuário será direcionado ao site oficial do Governo do Estado (www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha).

De acordo com o chefe adjunto do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), capitão Fábio Barros, o acionamento pelo aplicativo foi feito devido à maior demanda dos casos de perigo de contágio de moléstia grave pelo 190 e a necessidade de criar um novo fluxo que permitisse maior rapidez no atendimento.

“O Copom da Polícia Militar orienta as pessoas a utilizarem o aplicativo para abertura imediata de ocorrências, deixando as linhas do 190 livres para situações de emergência, principalmente as de risco à vida. Com isso, a PM otimiza a triagem e o envio do socorro a quem mais precisa”, disse.

Aglomerações

Nos casos de aglomeração de pessoas, o cidadão poderá informar pelo aplicativo a quantidade de pessoas, o endereço onde ocorre a situação e também inserir fotos e vídeos para que o operador da PM possa verificar a gravidade da situação.

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, esta é mais uma solução desenvolvida para auxiliar no combate e na prevenção ao novo coronavírus. “Desta forma construímos um canal de comunicação ágil entre cidadão e a força policial, que possibilita informar locais com aglomerações de pessoas. Com isso, poderemos salvar vidas, ao evitarmos possíveis contatos com a Covid-19”.

Ajuda

Caso o cidadão suspeite de estar infectado pelo coronavírus, pelo aplicativo da PM ele poderá pedir ajuda e será redirecionado para um contato telefônico ou, se preferir, um contato por WhatsApp para que receba o atendimento necessário.

Como funciona

As novas funções do aplicativo já estão disponíveis para os usuários que já tem cadastro. Basta acessar as configurações do smartphone e atualizar. Para quem for baixar o 190 PR, o aplicativo já estará atualizado com as novas opções.

Para registrar uma ocorrência basta acessar o aplicativo, realizar o cadastro na Central de Segurança, clicar no botão COVID-19, depois em fazer uma denúncia e preencher dados como localização, quantidade aproximada de pessoas, entre outros. O cidadão também pode incluir fotos e vídeos.

Download – IOS  e ANDROID 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.