Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, na quarta-feira (07), em primeira discussão com 45 votos, o Projeto de Lei (PL) do Executivo que propõe a criação do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), que visa ampliar a eficácia da aplicação de recursos estaduais na execução das políticas sociais públicas na área de proteção à infância e à adolescência.

Na segunda-feira (05), o Projeto de Lei número 96/2021 recebeu parecer favorável da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Alep.

O presidente da comissão, deputado estadual Cobra Repórter (PSD), explica que o Orçamento Criança e Adolescente é a soma dos gastos orçamentários destinados às ações e programas direcionados para o público infantojuvenil. Ele ressalta que, com a aprovação do projeto, a alocação desse orçamento por parte da administração pública segue as diretrizes dos Conselhos de Direitos e seus planos decenais.

 “Teremos muito mais transparência e prioridade nos projetos envolvendo a proteção da criança e do adolescente. Esse PL de autoria do Executivo é mais uma das ações que pretendem fortalecer o trabalho que vem sendo realizado na garantia dos direitos do público infantojuvenil. Trata-se de um pedido antigo nosso que está finalmente se concretizando”, afirmou o deputado.

Segundo o texto do projeto, a medida servirá como importante ferramenta de transparência dos gastos destinados à essa parcela da população, demonstrando a preocupação do Estado com a efetivação de políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes: "a proposta objetiva garantir transparência, melhorar a gestão e dar efetividade na implementação de direitos fundamentais da criança e do adolescente, com metodologia aprovada, inclusive, pela Unicef”.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.