Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa do Paraná começa a debater nessa semana a proposta que pode dar início à flexibilização do uso de máscara em todo o estado. O projeto de lei 76/2022, assinado pelo Poder Executivo, deve ser pautado para a próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na terça-feira (15), a partir das 13h30.

O texto trata da autorização para que o próprio Governo do Estado possa definir por decreto sobre a obrigatoriedade ou não da medida de proteção no âmbito do enfrentamento da pandemia da covid-19.

Na justificativa da matéria, o Governo do Estado defende que a medida proposta, que poderá flexibilizar o uso de máscara, se dê através de decreto do Executivo e “se mostra necessária considerando o cenário epidemiológico, informado pela Secretaria do Estado da Saúde, que aponta o amplo quadro de vacinação da sociedade paranaense, além do baixo índice de ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para o atendimento à covid”.

O texto do Executivo ainda revoga a Lei 20.189/2020, assinada por todos os parlamentares para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e que determinou o uso de máscara durante a vigência do Decreto de calamidade pública no Paraná. O Governo alega ainda que com a revogação da lei será possível dar “celeridade e eficiência à gestão administrativa, ante a possibilidade de fixação de regras para situações pontuais, com base na análise do quadro epidemiológico atual”.

A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação (mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa) e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.

Votação

Na sessão plenária de segunda-feira (14) os deputados apreciam e votam uma pauta composta por oito itens. Entre eles o projeto de lei 40/2022, assinado pelo Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado a contratar um crédito no valor de R$ 250 milhões para a duplicação do trecho da rodovia PR-317 entre os municípios de Maringá e Iguaraçu. O texto será apreciado em segunda discussão.

Também estão pautados para serem votados em segundo turno os projetos de lei 717/2021, dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tercilio Turino (CDN), que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná a Carlos Alberto Garcia; e 497/2020, do deputado Coronel Lee (PSL), que concede o título de Utilidade Pública à Associação Kazuco Akamine, de Campina Grande do Sul.

A pauta de votações ainda conta com três itens que serão votados em primeira discussão. São eles: projeto de lei 651/2021, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que altera o Anexo da Lei Estadual n° 20.329, de 24 de setembro de 2020, que unifica os Quadros de Pessoal do Poder Judiciário; projeto de lei 696/2021, do deputado Alexandre Curi (PSB), que concede o título de Utilidade Publica à Associação de Proteção Animal 4 Patas de São Mateus do Sul; e projeto de lei 22/2022, da deputada Maria Victoria (PP), que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao senhor Anatalício Risden Júnior.

Por fim, serão votados em redação final o projeto de resolução 6/2021, assinado por diversos deputados, denomina de Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti o espaço localizado no terceiro andar do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; e o projeto de lei 614/2021, do ex-deputado Ademir Bier (PSD), que declara de Utilidade Pública a Associação Inclusive nas Artes, localizada em Curitiba.

Audiências

Na segunda-feira (14), a partir das 9 horas, acontece por videoconferência a audiência pública "Violência obstétrica nas instituições hospitalares do Estado do Paraná". O evento, proposto pelas deputadas Mabel Canto (PSC) e Cristina Silvestri (CDN), e pelo deputado Goura (PDT), vai reunir especialistas para dar mais visibilidade ao tema e debater ações para diminuir os casos de violência obstétrica nos hospitais e maternidades paranaenses.

Na terça-feira (15), o deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, promove a audiência pública "Participação de mulheres e Comunidade LGBTI+ em eventos esportivos, combate ao assédio e violência - PL 367/2021". O encontro contará com as presenças das professoras Fernanda Riberio Haag e Onã Rudá, além da participação de lideranças dos grupos de mulheres e LGBTI dos clubes de futebol paranaense, lideranças de torcidas organizadas dos clubes de futebol e autoridades.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.