Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos  atendeu, até o momento, 66 municípios com os procedimentos gratuitos, que garantem mais saúde aos animais.

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná chegará a mais 12 municípios neste mês. As atividades de janeiro marcam a conclusão do segundo ciclo do programa, que já realizou o procedimento gratuitamente em mais de 30 mil animais, em 60 municípios do Estado.

Ângulo e Rolândia são os primeiros a receber as equipes, nesta quarta-feira (05). O programa ainda passa por Sertanópolis, Rancho Alegre do Oeste, Santa Cecília do Pavão, Nova Fátima, Sarandi, Ivatuba, Cianorte, Imbaú, Diamante do Norte e Xambrê.

Ação do Governo do Estado, o CastraPet Paraná é viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com verba disponibilizada por meio de emendas parlamentares. A iniciativa é, também, realizada em parceria com os municípios participantes, que fazem os cadastros das famílias beneficiadas com os procedimentos em seus animais.

A expectativa é de que mais de 1.700 cães e gatos sejam atendidos pelos veterinários do programa somente neste mês. O objetivo do CastraPet Paraná é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outro fatores relacionados aos animais.

Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$ 4,9 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná.

“Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explicou.

 “A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o CastraPet Paraná. Uma ação permanente que beneficia todo o Estado”, ressaltou o secretário.

Confira a agenda de esterilizações nos municípios em janeiro:

Ângulo – 05/01 (manhã)

Rolândia – 05/01 (tarde)

Sertanópolis – 06/01 (manhã)

Rancho Alegre do Oeste – 14/01 (manhã)

Santa Cecília do Pavão – 07/01 (manhã)

Nova Fátima – 07/01 (tarde)

Sarandi – 08/01 (dia todo) e 09/01 (manhã)

Ivatuba – 09/01 (tarde)

Cianorte – 10/01 (dia todo)

Imbaú – 11/01 (manhã)

Diamante do Norte – 12/01 (dia todo)

Xambrê – 13/01 (manhã)

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.