Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Sociedade Giuseppe Garibaldi elegeu na noite de segunda-feira (17) a nova diretoria para o exercício 2019/2022. A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, é a nova presidente da entidade, que reúne italianos e descendentes. Ela liderou a única chapa inscrita e foi eleita por unanimidade em cerimônia no Palácio Garibaldi no centro histórico de Curitiba.

Cida, que faz parte do Conselho Deliberativo da Sociedade, será a primeira mulher a comandar a entidade em 136 anos de história.

“Quero continuar colaborando com a sociedade Giuseppe Garibaldi. O meu propósito é cuidar deste extraordinário patrimônio no centro histórico de Curitiba. Imigrantes se reuniram para continuar a tradição italiana no nosso Estado. Aqui está a história das nossas famílias”, disse.

“Quando criança sonhava em conhecer quem morava neste palácio. Tinha o sonho de entrar no espaço. Hoje me vejo aqui com todos vocês na condição de primeira mulher presidente da sociedade. Quero agradecer a confiança de todos e pedir a colaboração dos associados. Precisamos de ideias e apoios para poder fazer a diferença”, acrescentou Cida.

O atual presidente Benoni Manfrin conclui seu mandato até o final do mês.  A nova gestão toma posse no dia 01 de julho. “Eu tenho certeza que a sociedade Garibaldi nunca esteve em tão boas mãos”, disse Benoni ao parabenizar e desejar sucesso aos eleitos.

Além de Cida, a nova diretoria tem o vice-presidente, Benoni Constante Manfrin; o diretor financeiro e do patrimônio, Cliceu Luis Bassetti; o diretor administrativo Jose, Eduardo Gastaldi; o diretor cultural e relações públicas, João Felipe Ribeiro da Costa Oliveira e o assessor jurídico Roberlei Aldo Queiroz.

O conselho fiscal é formado por Vittorio Romanelli, Luis Mario Luchetta, Giuseppe Lanzuolo, Juraci Barbosa Sobrinho, Fernando Eugenio Ghignone, Rodrigo Linne Neto, Francesco Pallaro, Paulino Viapiana e Walter Antonio Petruzziello. Já o conselho deliberativo conta tem Celso Luiz Gusso,Virgílio Moreira Filho, João Carlos Almeida Formighieri, Amílcar Rafael Greca, Rubens Aparecido Gennaro, Ragnhild Gabbe Borgomanero, Jean Carlo Leek, Sandro Gilbert Martins e Flavio Zanette.

Festa

Cida e Manfrin também reforçaram o convite para a população participar da 1ª Festa da Itália que ocorre no Palácio Garibaldi até o dia 28 de Junho.

Com as portas abertas de terça-feira a domingo durante o período da festa, entre eventos privados e abertos ao público, o Palácio será palco de atrações artísticas, culturais e gastronômicas, voltadas para adultos e crianças.

Além de usufruir de uma programação vasta, com exposições, feiras, apresentações musicais e de dança, o público terá a oportunidade de conhecer as instalações do histórico Palácio Garibaldi.

Os organizadores esperam atrair pessoas de todas as idades e bairros de Curitiba e Região Metropolitana, bem como descendentes e famílias que mantém as tradições italianas em colônias espalhadas pelas cidades paranaenses.

Construído entre os anos de 1887 e 1904, o Palácio Garibaldi carrega em sua identidade uma arquitetura neoclássica. Sede da Sociedade Giuseppe Garibaldi, fundada em 1883, o Palácio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

(Bem Paraná)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.