Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Presidente da companhia participou de encontro junto com diversos representantes da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), em Brasília. Na pauta da reunião, a retomada de obras paralisadas do programa Minha Casa Minha Vida, a redução da inadimplência em financiamentos imobiliários e a manutenção de recursos do FGTS para a construção de casas populares. 
A retomada de obras paralisadas do programa Minha Casa Minha Vida, o fim do Regime Especial de Tributação (RET) para construtoras que executam obras de casas populares e a busca por fontes alternativas para financiamento de projetos habitacionais foram algumas das pautas tratadas em uma visita do presidente da Cohapar, Jorge Lange, à Brasília na quarta-feira (24). Ele acompanhou a comitiva de representantes da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) em encontros na Caixa Econômica Federal.

A ABC, entidade que engloba diversos órgãos públicos em nível estadual e municipal vinculados à habitação popular, defendeu a manutenção dos investimentos federais para o setor. O pleito foi apresentado ao novo diretor de Habitação da CAIXA, Matheus Mahal.

A presidente da ABC, Maria do Carmo Lopez, destacou a importância de analisar o fluxo de pagamentos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) pelo critério de obra medida, além do retorno do RET ao patamar de 1% às construtoras do Minha Casa Minha Vida. A medida, inclusive, já foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados e passa agora por análise do Senado.  

Durante a reunião, Mahal confirmou o fim da “mensalização” dos recursos do FGTS, que consistia na fixação de uma cota mensal de dinheiro do fundo reservada para a contratação de novos empreendimentos habitacionais.

Além disso, ele disse que a prioridade do governo é aumentar o poder municipal por meio do Crédito Associativo, e que deve se repensar as medidas que serão tomadas com relação à inadimplência dos mutuários. Segundo o diretor de Habitação, a maioria dos problemas de inadimplência decorre da não realização de um trabalho social de pós-ocupação dos conjuntos habitacionais.

Fórum Nacional De Habitação

Mahal também foi convidado a participar do Fórum Nacional de Habitação, que este ano será realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 21, 22 e 23 de agosto. O evento reúne entidades ligadas ao setor de habitação popular em nível federal, dos estados e municípios de todo o Brasil. Nos últimos anos, ele tem sido o principal evento do segmento, com a promoção da troca de experiências entre os órgãos para a articulação conjunta em torno do fortalecimento dos programas de construção de casas populares e de regularização fundiária no país.

Na quarta-feira (24) as comissões de Desenvolvimento Urbano e de Integração Nacional da Câmara dos Deputados realizaram uma audiência pública para discutir com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, E o secretário nacional de Habitação, Celso Toshito Matsuda, o andamento do programa Minha Casa Minha Vida e o orçamento para o ano de 2019.

Representantes da ABC, incluindo a Cohapar, estiveram presentes para representar o setor e buscar respostas para os principais problemas que estão travando o desenvolvimento das políticas habitacionais no país.

Em janeiro, o orçamento aprovado para este ano foi de R$ 4,6 bilhões para o Minha Casa Minha Vida. O valor representa uma redução de 10% em relação ao orçamento de 2018, o que impede novas contratações e a retomada de obras paradas.

Presenças

Participaram das agendas representantes de órgãos estaduais de habitação de Mato Grosso do Sul e Tocantins, de órgãos municipais de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu e da representação nacional da ABC em Brasília.

Asimp/Cohapar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.