Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Companhia fará série de capacitações com técnicos das prefeituras para atualização dos dados sobre as necessidades habitacionais dos 399 municípios paranaenses. Informações serão preenchidas em um sistema digital e embasarão a elaboração de futuros projetos do Governo do Paraná para o setor.

Gestores e técnicos das 12 regionais da Cohapar em todo o estado participaram na quarta-feira (27) de uma reunião para início do trabalho para atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS-PR), cuja última revisão aconteceu em 2015. O objetivo é avançar na identificação e qualificação das necessidades habitacionais em todo o Paraná e, a partir deste novo diagnóstico, embasar estratégias e ações do Governo do Estado para a redução do déficit de moradias nos 399 municípios paranaenses nos próximos anos.

O encontro precede uma série de capacitações que serão promovidas pela Cohapar com técnicos das prefeituras em todo o estado, que ficarão responsáveis pela atualização e manutenção dos dados específicos de suas localidades. A inserção dos dados será feita por meio de um sistema digital criado pela companhia com esta finalidade, chamado de Sistema de Informações Sobre Necessidades Habitacionais do Paraná (SISPEHIS).

Com 376 municípios atualmente cadastrados no sistema, a intenção é chegar a 100% de abrangência no PEHIS-PR deste ano. Para isso, a Cohapar decidiu tornar a adesão das prefeituras ao sistema um requisito obrigatório para a contratação de novos projetos com a empresa. “A participação efetiva das prefeituras neste processo é essencial para que tenhamos um panorama real e completo dos desafios e oportunidades para a construção de casas populares e a regularização fundiária”, esclarece o presidente da companhia, Jorge Lange.

Cronograma

As oficinas, divididas em 12 etapas, iniciam a partir de 2 de abril, em Curitiba, e serão concluídas em 14 de maio. Após este período, as prefeituras terão o prazo de 90 dias para concluir o preenchimento dos dados de seus municípios no sistema, que serão compilados pela equipe da Cohapar e disponibilizados ao público na sequência.

Segundo a coordenadora do PEHIS na Cohapar, Bernadeth Dickow, o plano apresenta uma visão estratégica para solucionar o déficit habitacional. “O Paraná é o único estado com uma pesquisa desse porte. Temos grande precisão nas informações e o PEHIS já foi usado, inclusive, no desenvolvimento do programa Família Paranaense”, conclui Bernadeth.

Transparência

Desde a última atualização do plano, em 2015, o sistema passou por diversas melhorias técnicas para facilitar o uso por parte dos técnicos municipais e também dos cidadãos interessados em consultar os dados do plano. Entre elas, o destaque é para a possibilidade de consulta das informações detalhadas de cada município e do mapeamento das demandas de todo o Paraná de forma autônoma. Para isso, basta acessar o site www.cohapar.pr.gov.br/pehis.

Asimp/Cohapar

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios