Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Implementado em maio nas escolas estaduais do Paraná, o Presente na Escola, conjunto de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, já rende frutos. O balanço do primeiro mês de vigência do programa mostra que professores e equipes gestoras dos colégios do Estado estão engajados em manter os estudantes na sala de aula.

Se no dia 13 de maio, quando a iniciativa foi lançada, a média de frequência nas instituições estaduais de ensino era de 85,8%, em 13 de junho a marca subiu cinco pontos percentuais, alcançando 90,8%. Durante todo o mês, a média registrada foi de 87,8% de presença em sala.

“Nós estamos muito felizes com o resultado alcançado. Em um mês de programa, aumentamos em 40 mil as presenças registradas, isso significa que 40 mil alunos a mais foram para a sala de aula. O grande diferencial do Presente na Escola foi integrar vários recursos e atores para garantir a permanência dos estudantes na escola, que é uma das principais metas do Governo do Paraná””, avaliou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.

Em 2018, de acordo com dados da Secretaria, 8,23% dos adolescentes matriculados no Ensino Médio Regular desistiram de estudar. No Ensino Fundamental, foram 2,04% dos estudantes. Diante desse cenário, o programa veio preencher uma lacuna de acompanhamento pedagógico na rede estadual, vez que permite o monitoramento diário das ausências, por instituição de ensino, e a elaboração de ações conjuntas da Secretaria da Educação e das equipes pedagógicas das escolas, a fim de reverter o quadro.

Boas práticas

Uma das estratégias do Presente na Escola consiste na identificação de boas práticas na manutenção da alta presença em sala de aula e no combate ao abandono escolar, para que sejam compartilhadas com toda a rede de ensino.

No Colégio Estadual Yvone Pimentel, em Curitiba, a frequência média até o momento chega a 91%. Uma das boas práticas da escola são as catracas biométricas instaladas na instituição.

Diretora da instituição, Adriana Kampa explica que o sistema permitiu uma divisão da responsabilidade entre escola e família no tocante à presença do aluno no colégio. Isso porque os pais podem acessar no celular, em tempo real, tanto as informações a respeito da entrada e saída dos filhos, via aplicativo associado às catracas, quanto do comparecimento em sala, registrado por meio de chamada.

“Com a catraca há o registro de tudo: o dia em que o estudante não veio, em que chegou atrasado, etc. Ficou muito mais difícil para o aluno faltar e mais seguro para a família saber onde ele está”, diz a diretora do colégio, que tem cerca de 1,8 mil alunos, divididos em três turnos.

Presente na escola

Lançado em maio de 2019, o programa reúne uma série de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono escolar. As ações vão desde o monitoramento da frequência até a articulação com a rede de proteção.

O Presente na Escola funciona de maneira integrada com os aplicativos Registro de Classe, que permite ao professor fazer a chamada off-line pelo celular, e Escola Paraná, pelo qual os pais ou responsáveis conseguem acompanhar diariamente a frequência dos alunos.

Se necessário, é realizada, com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação, a busca ativa do estudante, a fim de identificar o motivo do abandono escolar. Caso necessário, o Conselho Tutelar e a rede de proteção são acionados.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.