Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto de Lei 873/2015 que suspende por 10 anos o licenciamento na exploração de gás de xisto pelo método do fraturamento hidráulico, conhecido como fracking, foi aprovado na terça-feira (16) na Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto já havia recebido parecer favorável de outras comissões, e agora, será votado em plenário nos próximos dias.

"Ocorreram  pequenas modificações nas comissões, mas no geral, o projeto vai a plenário no seu formato original, suspendendo por dez anos qualquer atividades de exploração com o fracking. Este é o entendimento da ampla maioria dos deputados, de diferentes partidos e bancadas, portanto, estamos confiantes de que conseguiremos barrar o fracking até que se tenha segurança sobre suas consequências", explicou o deputado Rasca Rodrigues, autor da proposta original, que hoje é assinada por mais seis deputados.

O projeto também prevê que as empresas exploradoras deverão oferecer sete requisitos mínimos para iniciar qualquer perfuração: a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); estudo hidrológico das águas subterrâneas; realização de audiências públicas em todos os municípios atingidos; estudo de impacto econômico e social; implantação de poços de monitoramento dos lençóis freáticos; aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA) e a comprovação de que a atividade não oferecerá riscos ao meio ambiente, à saúde pública e humana.

A justificativa principal dos autores da proposta é o risco iminente de contaminação do solo e das águas nos 122 municípios aonde haverá a exploração. Em 2013, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) leiloou 72 blocos para exploração de gás no Brasil, sendo 16 no Paraná, atingindo as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do estado.

Assinam a proposta, além de Rasca, os deputados Schiavinato (PP), Fernando Scanavaca (PDT), Marcio Nunes (PSD), Marcio Pacheco (PPL), Guto Silva (PSD) e Cristina Silvestri (PPS).

Adriano Rima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.