Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aproximadamente 100 profissionais de todo o Estado compõem o Comitê; qualquer profissional registrada no Conselho pode participar

Iniciado em 2017, o Comitê Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), tem como principal objetivo aumentar a participação das mulheres nas decisões do sistema Confea/Crea - que representa os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Atualmente, mais de 85 mil profissionais estão cadastrados no Crea-PR, destes, cerca de 15% são mulheres. No quadro de conselheiros titulares e suplentes, elas representam 10%. Além disso, muitas atuam como inspetoras ou em cargos de direção nas entidades de classe e instituições de ensino do Paraná.

Comitês Regionais

No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas reuniões em todas as regionais do Conselho – Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa – para articular o fortalecimento dos Comitês Regionais.

 “Os Comitês Regionais foram criados para auxiliar na busca pela representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais, avaliar e sugerir ações conjuntas nas regionais; multiplicar projetos e ações de interesse feminino das engenharias, e contribuir com efetividade nos eventos do Conselho nas regionais”, afirma a coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, engenheira agrônoma Daniela Alves dos Santos.

No último dia 23, as coordenadoras regionais do Comitê e conselheiras do Crea-PR participaram de uma reunião on-line para se conhecerem melhor e alinhar os focos de trabalho dos próximos meses. Foi definido que, inicialmente, o Comitê atuará em três frentes principais: 1) expandir o Comitê estadual para todas as regionais; 2) estimular lideranças no Conselho, nas entidades de classe e instituições de ensino, entre outros; e 3) formular políticas de valorização, formação, especialização e atualização profissional.

“Em relação à ação número um, pretendemos elaborar um manual do Comitê Mulheres, para alinhamento de objetivos, metas, levantamento do número de profissionais e informações contextuais de cada regional, entre outras informações. Na ação dois, estamos planejando uma premiação para profissionais de destaque regional e estadual, valorizando a trajetória profissional das mulheres do nosso sistema. A terceira ação é um projeto que vamos elaborar, visando maior aproximação com a Mútua, para conseguir linhas de auxílio financeiro para as profissionais que queiram empreender, solicitando prazos maiores e juros baixos”, explica a coordenadora do Comitê Mulheres.

Participe

As profissionais registradas no Crea-PR que têm interesse em participar do Comitê Mulheres, por meio das regionais, podem inscrever-se no link: forms.gle/bfEf3gxeCrVq9k7Y6.

 “Se você é mulher acadêmica ou profissional de engenharia, venha conhecer o Comitê Regional Mulheres de Guarapuava, que busca reforçar a participação e representatividade, bem como, multiplicar as ações e projetos de interesse feminino nas engenharias”, declara a coordenadora do Comitê Regional Guarapuava, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, Andressa Haiduk.

Confira quem são as representantes dos Comitês Regionais:

APUCARANA

Coordenadora - Engenheira Química e de Segurança do Trabalho, Karla Kazumi Narita

Coordenadora Adjunta - Engenheira Agrônoma, Eliane Bitencourt Santos

Representante - Engenheira Civil, Silvana de Souza

CASCAVEL

Coordenadora – Engenheira Civil, Célia Neto Pereira da Rosa

Coordenadora Adjunta - Engenheira de Pesca, Maria do Carmo Gominho Rosa

Representante - Técnica em Segurança do Trabalho, Cláudia Loureiro Fockink

CURITIBA

Coordenadora - Engenheira Cartógrafa, Joceli de Andrade Bogusz

Coordenadora Adjunta - Engenheira Cartógrafa, Ágata Branco Santos

Representante - Engenheira Agrônoma, Ellen Karine de Medeiros Buso

GUARAPUAVA

Coordenadora - Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, Andressa Haiduk

Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Liliane Claudino Ferreira

Representante - Engenheira Agrônoma, Eliza Gralak

LONDRINA

Coordenadora - Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho, Fabiana Endo

Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Stefany Mahara da Silva

Representante - Engenheira Agrônoma, Lorian Voigt Gair

MARINGÁ

Coordenadora - Engenheira Civil, Keila Regina Uezi

Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Gabrielli Milani

Representante - Engenheira Agrônoma, Patricia Rosin Carnelossi

PATO BRANCO

Coordenadora - Engenheira Agrônoma, Marlene de Lurdes Ferronato

Coordenadora Adjunta – Engenheira Civil, Adernanda Paula dos Santos

Representante - Engenheira Civil, Karlize Posanske da Silva

PONTA GROSSA

Coordenadora - Engenheira Civil, Gabriela Mazureki C Bahniuk

Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Ane Cristine Sokolowski

Representante - Engenheira Agrônoma, Paula Carolina de Mattos

Asimp/Crea-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.