Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os investimentos em saneamento feitos no Paraná de 2011 a 2015 somam R$ 3,3 bilhões e a previsão é investir mais R$ 1 bilhão em 2017. No período, as ligações de esgoto cresceram 34% e as de água, 15%. Os avanços em destinação de recursos em oferta de água tratada e sistema de esgoto sanitário foram destacados pelo governador Beto Richa no evento que comemorou os 54 anos da Sanepar, nesta feira (23), em Curitiba.

Na solenidade, com a participação dos funcionários da companhia e que foi transmitida por vídeo conferência para as regionais da empresa, foi assinado um contrato com a Caixa Econômica Federal para renovação da prestação de serviços financeiros e folha de pagamento. A totalidade dos recursos obtidos com a renovação do contrato será destinada à construção da nova sede da empresa.

“Ampliamos significativamente a coleta e o tratamento de esgoto em todos as regiões do Paraná. Um bom exemplo é Litoral, onde temos hoje praias limpas, água de qualidade e obras intensas de saneamento”, afirmou. “Além de estratégica, de ajudar de forma decisiva no desenvolvimento do Paraná, a Sanepar garante mais saúde aos paranaenses e dá exemplo ao Brasil. É um orgulho para todos os colaboradores da empresa”, declarou o governador.

ESTRATÉGIAS - “Propusemos no início de nosso governo que todas as empresas públicas se tornassem estratégicas para o desenvolvimento do Paraná, em especial a Sanepar e a Copel”, lembrou o governador. “É o que acontece hoje. Nossas empresas se fortaleceram e se tornaram sólidas. Graças à governança que implantamos, com profissionalismo e qualificação, as empresas públicas do Paraná são amplamente premiadas”, afirmou.

EXPANSÃO – Entre 2011 e 2015, a Sanepar ampliou de 1,5 milhão para quase 2 milhões o número de ligações de esgoto (acréscimo de 34%). Em cinco anos, a empresa fez um quarto das ligações de esgoto instaladas em todo o Estado ao longo de 54 anos.

Nos anos anteriores, a companhia priorizou as ligações de água a fim de universalizar a oferta no meio urbano. Atingida esta meta, a empresa pode se dedicar mais ao saneamento. Hoje, a Sanepar já está bem acima da média nacional na coleta e tratamento de esgoto. A empresa tem um índice de coleta 71%, tratando 99,5% do esgoto coletado. A média nacional é de 49% na coleta e 40% de tratamento.

“Os números demonstram a grandeza e a dimensão que a Sanepar atingiu nestes 54 anos”, ressaltou o presidente da companhia, Mounir Chaowiche. “Temos uma perspectiva muito boa para os próximos anos. A Sanepar está caminhando a passos largos, com investimentos vigorosos e para um crescimento cada vez maior”, avaliou.

Em ligações de água, a companhia ampliou de 2,6 milhões em 2011 para mais de 3 milhões em 2016, o que significa um crescimento de 15%. Nas cidades onde a Sanepar atuar, o índice de distribuição de água é de 100% no meio urbano.

As recentes conquistas da Sanepar também foram enaltecidas no encontro. A companhia foi posicionada no ranking do jornal Valor Econômico como a melhor empresa do setor de água e saneamento do Brasil. “Dados do Instituto Trata Brasil mostram que das 20 cidades com os melhores índices de saneamento do País, cinco são paranaenses: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Curitiba e Cascavel, sendo que Curitiba é a melhor entre as capitais brasileiras”, disse Richa.

A Sanepar também conquistou o primeiro lugar da região Sul no setor de infraestrutura e o segundo em nível nacional no ranking Maiores e Melhores de 2015 da revista Exame e teve o melhor desempenho financeiro no setor de saneamento e água no ranking da revista Época Negócios (2015).

NOVA SEDE – O projeto da nova sede, no mesmo local da atual, no bairro Rebouças, em Curitiba, é inteiramente elaborado dentro de princípios da eficiência energética e da sustentabilidade. Serão 9.600 metros quadrados, com certificação Leed Gold, capacidade para 850 pessoas e um auditório para 260 pessoas.

O prédio contará com sistema automatizado de iluminação e climatização, geração de energia solar, captação de água da chuva, vidros que filtram os raios solares e reduzem a temperatura externa e piso e forro especiais que diminuem os ruídos.

“A atual sede conta com muitos espaços improvisados. Com este investimento, daremos uma condição melhor de trabalho para nossos empregados”, salientou Chaowiche.

A companhia também prevê revitalizar o Museu do Saneamento. Na cerimônia de aniversário, os convidados e funcionários ganharam uma garrafa de água reutilizável, que foi desenhada para ser encaixada uma na outra, podendo ser utilizada em alguns espaços do museu.

COM/Sanepar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.