Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Conhecido como Carlos Massa Ratinho Júnior, ou Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul, no dia 19 de abril de 1981. Aos três anos de idade mudou-se com sua família a Curitiba. Casado com Luciana Saito Massa, desde 2003, com quem tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto. É filho de Solange Martinez Massa e do empresário e apresentador do SBT Carlos Massa, “O Ratinho”.

Formou-se em Marketing e Propaganda na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), em 2004. Concluiu, em 2011, pós-graduação em Direito de Estado pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília. Além disso, possui curso de especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade, pela Universidade Complutense, em Madri (Espanha).

Ainda jovem, começou a trabalhar na rádio com o pai, com a função de técnico de áudio e apresentado programas na Rádio Massa FM. Hoje é o diretor das empresas do Grupo Massa e holding empresarial paranaense.

Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual pelo PSB, com mais de 189 mil votos, o que fez da candidatura de Ratinho Júnior a mais expressiva da história da Assembleia Legislativa do Paraná.

Já em 2006, sua candidatura para deputado federal, pelo PPS, obteve a segunda maior votação para a Câmara, com 205 mil votos. Os votos direcionados a Ratinho Júnior vieram de 370 de 399 municípios do Paraná.

A sua reeleição para a Câmara Federal, integrando o PSC, em 2010, foi a maior votação da história do Paraná, com quase 360 mil votos. Foi candidato a prefeito de Curitiba pelo mesmo partido em 2012. No ano de 2014 foi eleito deputado estadual, desta vez, a candidatura mais votada no Brasil, com mais de 300 mil votos.

Em 2013, ocupou a pasta de Desenvolvimento Urbano como secretário de Estado do Governo do Paraná. Durante sua passagem pela pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano registrou a maior quantidade de obras realizadas. Foram ao todo mais de 960 obras concluídas no período em que ocupou a Secretaria, com mais de R$1,7 bilhão investidos, que atenderam mais de 392 cidades. Voltou a ser secretário de Desenvolvimento Urbano no início de 2015.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.