Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador do Paraná, Beto Richa, recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, o novo cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Rafaelle Festa. Richa reforçou o interesse do Estado em formalizar novas parcerias com o País europeu, e destacou o esforço do governo estadual para atrair novos investimentos produtivos e tecnologias para fortalecer a economia paranaense.

O cônsul afirmou que tem interesse de ampliar as cooperações técnicas e tecnológicas da Itália com o Paraná. “Podemos incentivar parcerias específicas para as transferências de tecnologia, como no setor de energias renováveis”, disse Rafaelle Festa, que também se reuniu com a vice-governadora Cida Borghetti e secretários de governo.

Atualmente, o Paraná possui dois acordos vigentes de cooperação internacional técnica com regiões italianas de Emilia Romagna e Trento. A ampliação deles e a possibilidade de novas parcerias foram assuntos do encontro do cônsul com a vice-governadora. “O Paraná e a Itália podem avançar juntos. Há um histórico de boas relações em diferentes áreas a exemplo da agricultura familiar, agroindústria, cultura, ensino superior e industrial”, afirmou Cida Borghetti.

CULTURA - Entre os assuntos debatidos está a ampliação das ações culturais como a vinda de novas mostras, apresentações musicais e integração dos museus; a retomada das negociações para atração de um voo internacional direto entre o Paraná e a Itália e parcerias na área de infraestrutura e tecnologia.

Também participaram da reunião os secretários do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; da Cultura, João Luiz Fiani, e do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira Rodrigues; o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, e o diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios