Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador do Paraná, Beto Richa, recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, o novo cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Rafaelle Festa. Richa reforçou o interesse do Estado em formalizar novas parcerias com o País europeu, e destacou o esforço do governo estadual para atrair novos investimentos produtivos e tecnologias para fortalecer a economia paranaense.

O cônsul afirmou que tem interesse de ampliar as cooperações técnicas e tecnológicas da Itália com o Paraná. “Podemos incentivar parcerias específicas para as transferências de tecnologia, como no setor de energias renováveis”, disse Rafaelle Festa, que também se reuniu com a vice-governadora Cida Borghetti e secretários de governo.

Atualmente, o Paraná possui dois acordos vigentes de cooperação internacional técnica com regiões italianas de Emilia Romagna e Trento. A ampliação deles e a possibilidade de novas parcerias foram assuntos do encontro do cônsul com a vice-governadora. “O Paraná e a Itália podem avançar juntos. Há um histórico de boas relações em diferentes áreas a exemplo da agricultura familiar, agroindústria, cultura, ensino superior e industrial”, afirmou Cida Borghetti.

CULTURA - Entre os assuntos debatidos está a ampliação das ações culturais como a vinda de novas mostras, apresentações musicais e integração dos museus; a retomada das negociações para atração de um voo internacional direto entre o Paraná e a Itália e parcerias na área de infraestrutura e tecnologia.

Também participaram da reunião os secretários do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; da Cultura, João Luiz Fiani, e do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira Rodrigues; o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, e o diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.