Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel e o Centro de Excelência para Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), de Portugal, firmaram um protocolo de intenções para cooperação técnica e científica na aplicação de tecnologias de redes elétricas inteligentes e mobilidade elétrica. O documento foi assinado no último sábado (29) em reunião com o presidente da Copel, Antonio Guetter, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e o presidente do CEIIA, José Rui Felizardo.

“Com a assinatura do protocolo, a Copel dá mais um passo em direção à concretização de seus projetos de inovação, focando a estruturação das redes inteligentes como forma de viabilizar importantes projetos, como a formação de uma futura rede de abastecimento de veículos elétricos”, disse Guetter. “Estamos nos preparando para os novos tempos da energia, de redes inteligentes, acionamento de aparelhos à distância, carros elétricos e geração distribuída. A Copel do futuro será uma empresa com diversificação de serviços”, completa.

O presidente do CEIIA destacou a Copel como parceiro ideal para a transferência do know-how da empresa portuguesa neste assunto e sua consequente aplicação na realidade brasileira. “Portugal é referência no mundo da mobilidade elétrica e tem vários cases de cidades inteligentes que usam essa tecnologia. E a Copel é referência na América Latina”, completou.

Para Felizardo, outra característica da Companhia Paranaense que facilita a aplicação dos projetos de redes inteligentes e geração distribuída é o backbone de fibra óptica que alcança todos os municípios do Estado. “Acredito que num prazo muito mais curto do que se imagina a mobilidade elétrica seja uma realidade no Paraná, uma vez que a rede da Copel facilita muito a aplicação dessas tecnologias”, disse.

No encontro, o ministro Manuel Heitor relatou a experiência portuguesa no assunto e se disse muito otimista com o trabalho conjunto entre os países-irmãos. “A cooperação entre Brasil e Portugal é longa, já passou por várias fases, e eu espero que mais uma vez se possa construir uma relação entre os setores público e privado para desenvolver projetos nessa área também aqui. A cooperação da Copel e o CEIIApode juntar não apenas o expertise que Portugal tem, mas também o expertise da Copel”

A parceria deve render, até o final do ano, um projeto já palpável para o desenvolvimento da estrutura necessária ao fomento da mobilidade elétrica, a começar por Curitiba. “A cidade é referência em mobilidade desde a década de 70, quando estruturou seu sistema de transporte urbano, por isso é natural que aconteça na cidade uma nova revolução na área de energia”, completou o ministro.

O prefeito Rafael Greca, entusiasta do assunto, destacou seu apoio às ações que a Copel vai traçar a partir daí. “É nossa grande empresa, de qualidade, de comprometimento. Da Copel saem grandes projetos para a população, afirmou.

O secretário estadual do Planejamento, Juraci Barbosa Sobrinho, também diz ver a parceria com os portugueses como promissora para o Paraná. “Portugal tem bons projetos de mobilidade elétrica e smart energy. A Copel fará um intercâmbio com bons frutos para o Estado”, disse.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.