Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel promoveu em Londrina, ontem (5), o Seminário Cultura & Sustentabilidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação do encontro incluiu a exibição de uma produção audiovisual desenvolvida por moradores da Terra Indígena Apucaraninha e outras iniciativas de valorização da cultura Caingangue, que integram o Programa VĒNH KAR. 

Implementado com os recursos da indenização pagos pela Companhia aos indígenas, o seminário aconteceu no auditório do Sesi Cultura/AML. VĒNH KAR é o nome dado na língua caingangue ao programa, que em português é chamado de Programa gerador de projetos de sustentabilidade socioeconômica, ambiental e cultural. Os projetos têm como missão atuar respeitando a identidade cultural, costumes, tradições e instituições do povo caingangue. 

COMUNIDADE INDÍGENA - Um dos projetos desenvolvidos junto à comunidade em Apucaraninha é a construção de um Centro de Memória para fomentar a recuperação de acervo ligado à temática indígena Caingangue. A unidade também vai possibilitar a produção de novos conteúdos, como é o caso das filmagens feitas durante oficinas ministradas por Luís Henrique Mioto, Eduardo Tardeli e Rafael Sosa, contratados do programa para o desenvolvimento deste projeto. 

As produções já resultaram na edição do documentário ~Eg ~In (Nossa Casa), que estreou no ano passado, e o grupo já tem novos materiais trazidos para a tela no seminário desta segunda. 

Durante o Seminário foram expostos outros projetos desenvolvidos pelo VĒNH KAR, todos custeados com recursos do fundo de indenização da Copel para beneficiar a comunidade caingangue localizada junto à Usina Hidrelétrica Apucaraninha, a 80 quilômetros de Londrina.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.