Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O programa de inovação aberta Copel Volt está ampliando a eletromobilidade ao longo das estradas BR-376 e BR-101, em circuito que vai até perto de Londrina, no norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados.

Inaugurada em 2018, hoje a eletrovia da Copel tem 12 postos de recarga rápida ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste paranaense. Com a expansão do projeto, serão no total 23 postos de recarga que ficarão disponíveis aos usuários de veículos elétricos.

O acréscimo de pontos é um teste que a Companhia está desenvolvendo com a startup brasileira Move, especialista em desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão e controle de recargas de veículos elétricos. 

A startup é uma das cinco selecionadas durante a primeira fase do Copel Volt, entre 200 inscrições do mundo inteiro. O programa está desenvolvendo soluções aos principais desafios de negócios da Companhia, que vão de atendimento ao cliente até novos modelos de negócios envolvendo novas matrizes energéticas e eletromobilidade.

Gestão de recargas

Além de expandir o número de postos de recarga da eletrovia da Copel, o projeto com a Move está integrando tecnologicamente todos os eletropostos em um mesmo sistema de gestão. “Um dos principais diferenciais é que o novo sistema já nos fornece um modelo para a futura comercialização de energia na mobilidade elétrica”, explica o mentor do projeto na Copel, Rodrigo Braun, que também destaca a relevância da parceria para estimular a eletromobilidade, agregar valor e gerar novas possibilidades e modelos de negócio. 

Hoje, os eletropostos da Copel na eletrovia da BR-277 são provenientes de fornecedores diferentes, que fabricam modelos diversos. Com o sistema, será possível integrar todas as informações em uma mesma plataforma, que informará os carregadores que estão disponíveis, a quantidade de energia fornecida por cada um e até as emissões de gás carbônico (CO2) evitadas ao usar energia elétrica no lugar de combustíveis fósseis. 

Abastecimento por aplicativo

O consumidor agora tem acesso ao aplicativo Eletroposto Fácil para consultar informações sobre disponibilidade de carregadores, tempo estimado de recarga, entre outras informações. Será também o meio para fazer o pagamento da recarga. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS.

O modelo é de vanguarda no setor de eletromobilidade e desponta como a forma mais provável de viabilizar a futura comercialização de energia nos eletropostos da Copel. “Como o projeto ainda está em testes, o valor a ser cobrado é referente ao uso da tecnologia”, detalha Rodrigo Braun.

Novos eletropostos

Curitiba – Londrina

    Posto Juninho: BR-376, Cará-Cará, 84043-450, Ponta Grossa-PR.

    Parada do Pão de Queijo: BR-376, Km 458 s/n, Colônia, 84300-000, Tibagi-PR.

    Parada Soledade 2: BR-376, Km 394, Rua Charqueada, 84250-000, Imbaú-PR.

    Restaurante Elim: BR-376, Rod. Do Café Km 297, 86828-000, Mauá da Serra-PR.

Curitiba – Joinville

   Posto Monte Carlo 2: BR-376, Rod. Henrique Herwig - Vossoroca, 83190-000, Tijucas do Sul-PR.

Os demais eletropostos da Copel ao longo da BR-277 ficam em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.