Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Corpo de Bombeiros do Paraná celebrou nesta sexta-feira (07) seus 104 anos de criação com uma solenidade no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba. Houve entrega de medalhas Carlos Cavalcante de Albuquerque e também entrega de novas 20 ambulâncias, outras 20 viaturas de Busca e Salvamento e também 12 desencarceradores, totalizando um investimento de mais de R$ 4,5 milhões. Também foi lançado o vídeo institucional da corporação.

“É com muita alegria que nós podemos reunir amigos e parceiros da nossa atividade para festejar essa data, em que também valorizamos cada homem e mulher que enverga essa farda com brio e dedicação. Tivemos o apoio de vários órgãos e instituições ao longo de mais de um século de existência, reforçando o papel essencial que o Corpo de Bombeiros representa para a sociedade paranaense”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior.

Durante a cerimônia foram homenageadas 23 personalidades das Forças Armadas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos com a medalha Carlos Cavalcante de Albuquerque, maior honraria da instituição que é destinada aos que colaboraram com a evolução e crescimento da corporação.

Entre os condecorados está o subtenente Jorge Thiel, atuante no 2º Subgrupamento de Bombeiros (2º SGB) do 4º Grupamento de Bombeiros (4º GB), em Toledo (PR).

Um dos homenageados civis foi o secretário de Estado da Comunicação Social, Marcio Vilella, que apoiou na elaboração da campanha institucional do Corpo de Bombeiros deste ano. Um vídeo contando o sonho de um rapaz em seguir a carreira do pai e ser um bombeiro militar. O sargento da corporação, Antônio Francisco Silvestre, e sua mãe foram os personagens reais dessa história.

O comandante-geral da PM em exercício, coronel Arildo Luis Dias, salienta o papel do Corpo de Bombeiros com o serviço de socorro e resgate. “Ao completar 104 anos só temos o que comemorar em virtude de o bombeiro do Paraná ter atingido um ápice em doutrina e crescimento técnico, pois exercem funções de altíssimo nível profissional para salvaguardar o cidadão paranaense. Temos orgulho e satisfação em ter uma unidade valorosa e tão preciosa para o nosso estado”, disse.

O comandante da 5ª Divisão de Exército, general-de-divisão José Luiz Dias Freitas, enalteceu a atividade de bombeiro militar. “Se nós analisarmos a cultura do Brasil e historicamente, o Corpo de Bombeiros é uma das instituições com maior credibilidade junto ao povo brasileiro exatamente porque é uma instituição confiável, operacional e está sempre junto à população nos momentos de dificuldade e tem atendido plenamente as necessidades e demandas desde sua criação, daí sua importância”, afirmou.

Investimentos

Além das homenagens, o evento foi marcado pela entrega de novas 20 ambulâncias, as quais serão empregadas pelas unidades em todo o estado, reforçando as atividades operacionais e de atendimento ao cidadão. Também foram entregues mais 20 viaturas de Busca e Salvamento (Volkswagen Amarok), preparadas com todos os dispositivos e itens de segurança necessário para o pleno desenvolvimento da atividade.

Os investimentos no Corpo de Bombeiros também alcançaram a formação de 609 novos soldados, os quais estão na fase do estágio operacional supervisionado e, após formados, reforçarão o efetivo em todo o estado.

“Também salientamos a turma de cadetes que estão em curso na Academia Policial Militar do Gatupê, e também o lançamento do edital para o Curso de Formação de Sargentos e o Curso de Formação de Cabos.Todas as conquistas demonstram o esforço do Governo do Estado, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em aperfeiçoar o efetivo”, disse o coronel Simiano.

Também foram adquiridos 12 desencarceradores (equipamentos usados para retirar vítimas presas em ferragens de veículos), totalizando um investimento de mais de R$ 4,5 milhões. “Adquirimos novas viaturas, desencarceradores, equipamentos técnicos e muito específicos para a atividade de salvamento e combate a incêndios, então o Governo do Estado sempre está muito atento a essa necessidade de treinar, completar o efetivo e dar o equipamento adequado ao Corpo de Bombeiros”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Medalha Carlos Cavancante De Albuquerque

A honraria foi criada por meio do artigo 1 da Portaria do CG nº 1.099, de 29 de setembro de 2006, e a indicação dos homenageados é feita pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, o qual encaminha para a Comissão de Mérito. A entrega das medalhas ocorre nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro (02 de julho) e do aniversário da instituição (08 de outubro).

Estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o comandante da 5ª Região Militar, general-de-brigada Carlos Alberto Mansur; o comandante da Artilharia Divisionária da 5º Divisão de Exército, general-de-brigada Aléssio Oliveira da Silva; o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Álvaro Wolnei Guimarães; o secretário de Comunicação Social, Marcio Vilella; o subcomandante-geral da PM que está respondendo pelo Comando da corporação, coronel Arildo Luis Dias; acChefe do Estado-Maior e diretora de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior; o subcomandante e chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o diretor-geral da SESP, delegado Francisco José Batista; o chefe de Gabinete da SESP, delegado Roberto de Mello Milaneze; o presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa; além de demais autoridades, oficiais e praças da corporação e convidados.

Foram condecoradas as seguintes autoridades:

O comandante da 5ª Divisão de Exército, general-dedDivisão José Luiz Dias Freitas; o general-de-brigada comandante da 5ª Região Militar, general-de-brigada Carlos Alberto Mansur; o comandante da Artilharia Divisionária da 5º Divisão de Exército, general-de-brigada Aléssio Oliveira da Silva; o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Álvaro Wolnei Guimarães; o secretário de Estado da Comunicação Social, Marcio Souza Villela; o chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Roberto Mello Milaneze; o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Gabriel Mocelin Junior; o integrante da Coger, tenente-coronel Anderson Willians de Souza Cortez; o integrante do Corpo de Bombeiros major Mauricio Genero e o Chefe de Pessoal e do Serviço Reservado, major Mauricio José Aliski.

Também foram honrados o comandante do 4º GB, major Fernando Raimundo Schuning; o comandante do 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), tenente-coronel Marcos Antonio Wosny Borba; o integrante do Gabinete do Comando-Geral da PM, tenente-coronel Guilherme Teider Rocha; o corregedor-geral da PM, tenente-coronel Daniel dos Santos; o chefe da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ), tenente-coronel João Alves da Rosa Neto; a chefe da Diretoria de Pessoal da PM, tenente-coronel Karin Denise Krasinski; o comandante do 4º Comando Regional da PM (4º CRPM), tenente-coronel João Jorge dos Santos Júnior; o diretor de Apoio Logístico (DAL), tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho; o capitão do Corpo de Bombeiros Marllon Luiz Pensak; o médico do Siate do 5º GB, Mauricio Mederios Lemos; o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva; o integrante do Corpo de Bombeiros, subtenente Jorge Thiel, e o Juiz da 1ª Vara do trabalho, Fabricio Sartori.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.