Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Profissionais do Norte do Paraná tomam posse em funções de liderança estadual e regional nas Engenharias, Agronomia e Geociências

Neste mês, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) passou a contar com a participação de novos conselheiros e inspetores no Norte do estado. Além dos 17 conselheiros com mandato em andamento, a região tem oito novos eleitos para o período de três anos (janeiro de 2021 a dezembro de 2023). São representantes de Entidades de Classe que têm a atribuição de acompanhar assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade.

Nesta nova gestão, quatro conselheiros do Norte assumem mandato pela primeira vez: Rafael Coelho Ciciliato, Engenheiro Ambiental, representando a Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA) – suplente: Charles dos Santos, Engenheiro Ambiental; Wagner Fontes Godoy, Engenheiro Eletricista, indicado pela Associação Profissional dos Engenheiros da Região de Cornélio Procópio – suplente: Engenheiro Eletricista Jancer Frank Zanini Destro; Engenheiro Agrônomo Márcio Henrique de Oliveira Carvalho – suplente: José Romualdo da Silva Mendes, Engenheiro Agrônomo, ambos indicados pela Associação Regional de Engenharia e Arquitetura de Ibaiti e Engenheiro Mecânico Stefano Shigueru Mitamura, do Clube de Arquitetura e Engenharia de Londrina (CEAL) com seu suplente, Henrique Alves Pereira Neto, que também é engenheiro mecânico.

A região tem, ainda, três conselheiros iniciando mandato após reeleição: Olavo Roberto de Arruda Campos também Engenheiro Civil e José Roberto Hoffmann, Engenheiro Civil, ambos reeleitos representando o CEAL. A Engenheira da Computação e de Segurança do Trabalho Elizandra Gonçalves Taques Sartori fecha a lista, representando o Sindicato do Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR).

“Eu recebo esse novo cargo com muito entusiasmo e alegria, pois no exercício dele vou contribuir com a fiscalização e aprimoramento do exercício profissional dos engenheiros. Um dos meus planos é a participação na CEAP, que é a Comissão de Educação e Atribuição Profissional. Meu objetivo é ajudar as instituições de ensino a contribuir as grades curriculares dos cursos das áreas de Engenharia Civil e Ambiental mais focadas nas atribuições e desempenho real das funções. Isso porque muitas vezes o profissional sai para o mercado e vê que não tem atribuições perante ao Crea-PR para desempenhar funções”, explica o conselheiro do Crea-PR e Engenheiro Ambiental Rafael Ciciliato.

O conselheiro é a principal figura no plenário do Crea-PR. O plenário é a instância máxima do Conselho. Todas as questões que são decididas nas Câmaras Especializadas do Crea-PR, ligadas a atividades e exercício profissional, são julgadas e deliberadas no plenário. Neste vídeo no Youtube, é possível entender de forma bem didática como funciona a sessão plenária: https://www.youtube.com/watch?v=49pPATA0Cbc

Já na diretoria assumem cargos de 2º diretor administrativo e 2º diretor-financeiro, respectivamente: Engenheiro Eletricista Brazil Alvim Versoza, presidente do CEAL, e Engenheiro Eletricista Marco Antônio Ferreira Finocchio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus de Cornélio Procópio.

Novos inspetores

A Regional Londrina contará com 31 inspetores no total, sendo 16 novos com mandato até dezembro de 2023. Os estreantes são Engenheiro de Minas Anderson Luis Weis; Engenheiro Civil Antonio Vincenzi; Engenheiro Eletricista Dirceu Silveira Bueno Junior e Engenheiro Agrônomo Jean Pierre Correia Costa, todos pela inspetoria de Ibaiti. Completa a lista da região o Engenheiro Civil Jocemar Teixeira Souza, que foi reeleito.

Já pela inspetoria de Bandeirantes, temos três inspetores, todos reeleitos: Engenheiro Civil Jonas Rodrigo Tavares De Avilla; Engenheiro Eletricista Marcio Massashiko Hasegawa e Engenheiro Civil Wagner Toma.

Na região de Cornélio Procópio, seis profissionais assumem os cargos, sendo metade deles para o segundo mandato consecutivo: Engenheiro Agrônomo José Mariano De Macedo, Engenheiro Civil Ricardo Di Tommaso Bastos e Engenheiro Industrial e Mecânico Theodore Alexander De Campos Stihaienco. O Engenheiro Eletricista Jeferson Goncalves Ferreira, Engenheiro Químico João Teodoro Da Silva Filho e Engenheiro Ambiental Renato Augusto Pereira Lima assumem as funções pela primeira vez.

Na inspetoria de Jacarezinho, temos três reeleitos: Engenheiro De Segurança do Trabalho João Francisco Santos Da Rocha Loures Filho, Engenheira de Alimentos Livia Regina Foggiato Alvim e Tecnólogo Em Mecatrônica Industrial Marcus Vinicius Pena Da Silva. Os estreantes no cargo são: Engenheiro Civil Henrique Franciz Ximenes De Andrade Bilbao, Engenheiro Eletricista Marcio Mendonça e Engenheiro Eletricista Pedro Henrique Garcia.

Por fim, fechando a região do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, os novatos são: Engenheiro Agrônomo Amarildo Theodoro de Souza, Engenheiro Eletricista Anderson Lomba de Oliveira e Engenheira de Alimentos Bruna Merigio Alcantara. Os reeleitos foram: Engenheiro Civil Giovanne Dos Santos Leite e o Engenheiro Mecânico Samoel Luiz Nicolelli.

Na região de Londrina, ficarão responsáveis pela inspetoria os seguintes profissionais: Engenheiro Eletricista Gilberto Dias De Melo, Engenheira Agrônoma Lorian Voigt Gair e Engenheiro Mecânico Valdemir Antunes. Os três foram reeleitos. Valdemir Antunes foi o inspetor mais votado do Paraná. “Para mim é uma satisfação muito grande ter essa votação expressiva. O inspetor é um profissional designado pela Crea-PR para atuar com o objetivo de melhorar a ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade”, comenta o Engenheiro Mecânico.

Em Londrina, os novos inspetores eleitos são: Engenheiro de Segurança do Trabalho Édipo Henrique Da Silva, Geólogo Edison Archela e Engenheira Civil Maria Clarice De Oliveira Rabelo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.