Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Nossa missão sempre é buscar meios para intensificar as políticas públicas que garantam os direitos de quem é nosso dever proteger e, durante esse ano, não foi diferente”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão que Defende os Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na terça-feira (14), durante a divulgação do relatório de trabalho da Criai no ano de 2021. O presidente da Criai destaca que a Comissão tem trabalhado firmemente exigindo informações e rigor nas investigações de crimes em que envolvem agressão de idosos, denúncias de trabalho infantil, abuso sexual contra crianças, entre outros.

Ele destaca ainda que, em 2021, foram organizados eventos para discutir e combater a violência infantil no Paraná. “Apoiamos e eu conduzi a cerimônia do Prêmio Fortis Paraná 2021. A solenidade foi no grande plenário da Alep. Premiamos ações importantíssimas, inspiradoras e que ajudam a construir uma política cada vez mais sólida de combate à violência contra a criança e o adolescente em nosso Estado. A organização do evento foi da secretaria estadual de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e o objetivo foi premiar as instituições que contribuíram com a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis)”, explicou o deputado Cobra Repórter.

Ainda falando de combate à violência, o deputado lembrou também: “O governador Ratinho Junior sancionou a lei de minha autoria que institui a Semana de Conscientização e Prevenção Contra a Violência Infantil. Ela determina que as ações relativas à data sejam realizadas anualmente na primeira semana completa do mês de dezembro. De acordo com a lei, serão promovidas palestras, seminários, campanhas e mobilizações para conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas para a não ocorrência de violência infantil”.

Outra ação da Criai, em 2021, foi durante a Semana Detox Digital. No Paraná, a lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter, instituiu a Semana Detox Digital, realizada anualmente a partir do dia 10 de outubro (Dia Mundial da Saúde Mental), tem chamado a atenção da sociedade paranaense em relação aos impactos prejudiciais que a internet tem causado em crianças devido ao uso imoderado das redes sociais. “Em decorrência das medidas sanitárias de contenção da pandemia de Covid-19, organizamos uma live sobre o impacto das tecnologias no aprendizado das crianças e adolescentes com a professora Cineiva Campoli Tono, que tem doutorado na área e trabalha com pessoas que utilizam de forma compulsiva as tecnologias digitais”, lembrou o deputado.

Idosos

A Criai também realizou lives durante o Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, uma lei de autoria do deputado Cobra Repórter. “Ela tem vários objetivos como garantir dignidade e respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos”, explicou ele.

Outro trabalho do presidente da Criai, junto ao Governo do Estado, é em relação ao programa Viver Mais Paraná, o maior programa de habitação do País para a terceira idade. A iniciativa do Governo do Estado beneficia pessoas com mais de 60 anos que não tenham casa própria, sendo a cessão do imóvel feito por meio de aluguel social. Cada condomínio contará com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer para os futuros moradores.

Pessoas com deficiência

O  deputado Cobra Repórter, representando a Comissão, participou da assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CER), em Londrina. A unidade, que fará parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), será voltada ao atendimento interdisciplinar e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, auditiva ou física, de natureza temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente e contínua.

“Como presidente da Criai, me senti honrado em participar do momento que deu início à construção do quinto Centro Especializado de Reabilitação a ser implantado no Paraná, que beneficiará cerca de 40 mil pessoas com deficiência que residem nos 21 municípios do Cismepar. Hoje, 20% da população do Paraná possui algum tipo de deficiência, ou seja, uma em cada cinco pessoas”, afirmou Cobra Repórter.

O deputado Cobra Repórter reforça que qualquer denúncia de violação dos direitos das crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência pode ser feita no site da Criai (www.criaiparana.org). “Lá, você encontra um botão já na página principal, basta clicar e preencher o formulário com as informações. Todas as denúncias que chegam são encaminhadas para as autoridades competentes”, explicou ele.

Balanço das atividades da Criai em 2021 em números:

-  4 reuniões ordinárias;

- 16 Projetos de Lei apreciados;

- 72 ofícios expedidos;

- 10 reuniões internas de trabalho;

- 26 reuniões externas ou remotas de trabalho.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.