Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem investido em ações voltadas para o envelhecimento ativo e, ontem (09), realizou uma reunião com representantes do Banco Itaú, vindos de São Paulo, especialmente para a ocasião, onde apresentaram a “PLATAFORMA LONGEVIVER”. O encontro foi no Auditório Legislativo.

A plataforma organiza informações sobre o envelhecimento populacional e agrega dados geoestatísticos específicos da população idosa. Por meio dela, se pode ter acesso a pesquisas e diversos indicadores sociais, como dados socioeconômicos, de saúde, habitação... “As informações podem ser usadas para formulações de políticas públicas orientadas à pessoa idosa. A ferramenta desenvolvida pelo banco Itaú já foi implementada em diversos estados do Brasil e, deve começar em breve, no Paraná e não tem interesse comercial”, explicou Erika Louise, gerente de relações governamentais do Itaú.

O Brasil envelhece rapidamente: hoje, 14% da população tem mais de 60 anos. “É crescente o número de pessoas perto de se aposentar e sem oportunidade de emprego. Só que, ao contrário do que muitos pensam, os desafios vão além da saúde pública e da previdência. O importante é unir pesquisa, tecnologia e o poder público para a gestão governamental. Com essa ferramenta apresentada, teremos acesso fácil e rápido a uma gama de informações sobre o perfil dos nossos idosos. São dados importantíssimos para a construção de políticas públicas efetivas”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Criai.

Na oportunidade, a Criai também certificou o projeto “Quebrando o Silêncio” como parceira por meio de sua representante na região Sul, Denise Lopes. “Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul desde o ano de 2002”, explicou Denise Lopes.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul. A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2019 é abuso sexual infantil.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.