Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes! Nada mais pertinente do que eu apresentar um projeto de lei que institui, em caráter permanente, a Força-Tarefa Infância Segura de prevenção e combate aos crimes contra a criança, integrada por representantes dos três Poderes do Estado e da sociedade organizada”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão que Defende os Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A Força-Tarefa Infância Segura (Fortis), uma iniciativa inédita, é uma rede de proteção envolvendo secretarias do Paraná, Judiciário, Ministério Público e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência.

 “A Fortis precisa estar garantida em lei, pois está em constante evolução, moldando-se à realidade social, integrando órgãos e ações em auxílio às políticas de Estado, independente dos governos, pois é um Pacto dos Poderes para o bem, uma união de todos para o restabelecimento da infância segura”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

O projeto de lei (PL) apresentado pelo deputado Cobra Repórter estabelece que a Força-Tarefa Infância Segura terá um coordenador geral indicado pelo governador, que receberá apoio administrativo integral da pasta do Poder Executivo, responsável pela execução das políticas públicas de defesa das crianças e adolescentes.

Entre os objetivos da Força-Tarefa Infância Segura, estão: concentrar o apoio e participação executivade todos os Poderes do Estado, da sociedade civil organizada e empresas privadas, para realização operacional de ações de resultado imediato e efetivo, de prevenção, combate e repressão aos crimes contra crianças e adolescentes; estratégias de âmbito estadual e regionais para integração das políticas públicas; receber denúncias por canal próprio de atendimento à população, criando equipes de investigação multidisciplinar para fins de apuração de crimes contra crianças e adolescentes.

“A Fortis vem atuando intensamente em prol do interesse público e no atendimento a inúmeras demandas da sociedade paranaense, disseminando boas práticas e criando uma grande rede de proteção à infância no Estado do Paraná, com a participação de centenas de municípios nos eventos descentralizados da ação. São inúmeras as ações já entregues e outras em pleno desenvolvimento”, destacou o deputado Cobra Repórter.

FORTIS

Uma das primeiras ações na área da criança e do adolescente determinadas em fevereiro de 2019 pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, ganhou rapidamente adesão de outras secretarias do Governo do Paraná e também de outras instituições, como ONGs, prefeituras, conselhos tutelares, Ministério Público e Judiciário: a Força-Tarefa Infância Segura de Combate a Crimes Contra a Criança.

A Fortis faz parte do pacto Infância Segura e prevê ações coordenadas para o acolhimento e atendimento integral às crianças vítimas de violência. “Estamos combatendo substancialmente esse mal, a Fortis tem como prioridade absoluta proteger as crianças e adolescentes do Paraná”, disse o delegado federal e chefe do Departamento de Justiça, Felipe Hayashi.

Felipe Hayashi destaca o balanço do trabalho realizado no ano passado. Segundo ele, foram relatadas operações integradas ostensivas de fiscalização, conscientização e estímulo à denúncia 181, em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; operações de combate ao trabalho infantil; Operação Integrada Vans Escolares; estabelecimentos comerciais; denúncias exploração sexual; Blitz educativa; entrega de flyers em praças, vias públicas e feiras de serviços, dentre outros. Além de ações de sensibilização e divulgação junto à população e instituições e de 13 Seminários e Capacitações organizadas e apoiadas pela Fortis com abrangência de mais de 200 municípios do Paraná e mais de 2000 profissionais capacitados.

O chefe do Departamento de Justiça lembra ainda que as denúncias podem ser feitas através de ligações gratuitas, sigilosas e atendimento 24h por dia no Disque 181

Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost com o Deputado Estadual Cobra Repórter – Foto: Divulgação

Delegado federal e chefe do Departamento de Justiça, Felipe Hayashi – Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.