Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou na sessão plenária de ontem (26), um requerimento solicitando, em caráter de urgência, a regularização do fornecimento da medicação BETA-AGALSIDASE, para 17 portadores da Doença de Fabry no Paraná. O requerimento é direcionado ao governador Ratinho Junior e ao secretário da Saúde, Beto Preto. 

A doença de Anderson-Fabry, também chamada de Doença de Fabry ou angiokeratoma corporis diffusum universale, ou de deficiência de alfagalactosidase, é uma doença genética rara e é causada pela deficiência de uma enzima lisossômica chamada alfa-galactosidase A. Ela afeta entre 1 e 3 de cada 100.000 nascidos vivos. É rara, hereditária e progressiva, causada pelo acúmulo de gordura em todas as células do organismo e provoca diversos sintomas que vão desde dores nos pés e nas mãos, até problemas no cérebro, rins e coração.

O deputado cobra Repórter foi procurado por uma paciente de Londrina que relata que neste mês de maio, o Estado ainda não repassou as doses da medicação necessária. Em Londrina são dois casos de pessoas da mesma família, mãe e filho, que precisam de atenção urgente, pois os pacientes estão sofrendo fortes dores e em alguns casos, necessitam até do uso de morfina para o alívio. O medicamento não é fornecido pelo SUS.

"No Paraná, temos 17 pessoas portadoras, que precisam do apoio do Estado para a manutenção de suas vidas, em virtude do elevado custo do medicamento Beta-agalsidase. O judiciário já reconheceu a necessidade de intervenção do Estado para a disponibilização dos recursos necessários para a compra do medicamento, que não está disponível pelo SUS. Pedimos a atenção do Estado para a regularização a da entrega dos medicamentos", ressaltou Cobra Repórter.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.