Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O modelo da nova concessão das rodovias no Paraná deve ser debatido por todas as lideranças políticas, empresariais, comunitárias e demais segmentos da sociedade organizada, para que não sejam repetidos os erros dos atuais contratos que tantos prejuízos causaram aos paranaenses. O deputado estadual Tercilio Turini (CDN) defende o início imediato de uma ampla discussão, com a convocação de todos os interessados.

“Não dá para correr riscos. Com a situação de pandemia, sem a possibilidade de reuniões e audiências públicas presencias, é preciso ficar muito atento para que o debate sobre um tema de tamanha relevância não fique para trás”, alerta o deputado. “Já existe uma certa preocupação, alguns parlamentares estão se manifestando, mas é dever da Assembleia levar o tema do pedágio para toda comunidade porque o contrato vence em novembro de 2021, ou seja, daqui um ano e três meses”, afirma.

O deputado enfatizou, durante pronunciamento na sessão remota da Assembleia Legislativa do Paraná, que o Paraná não pode aceitar a possível continuidade do atual modelo, com a licitação no formato de concessão onerosa. “Se acontecer isso, vai se repetir a tragédia. O governo federal, responsável pela licitação, sinaliza que não deve adotar o modelo de menor preço do pedágio. Isso é muito ruim, porque vai permitir aos participantes da disputa a oferta de percentuais de desconto sobre os preços atuais das tarifas, que são criminosas”, destaca.

Ele cita o exemplo da praça de Jataizinho, no Norte do Paraná, que tem um dos pedágios mais caros do Brasil: hoje custa R$ 24,60 para automóveis e deve ser reajustado em dezembro, conforme prevê o contrato. Se a nova concessão estabelecer desconto de 30%, com base no valor atual a tarifa passa de R$ 17,00. “Continua sendo um roubo, um escândalo”, reforça Tercilio. “A licitação tem que ser pelo menor preço, execução de obras no início dos contratos e cobrança de pedágio de manutenção”, defende.

Tercilio Turini pede urgência na realização de uma reunião com deputados estaduais e federais, senadores, sociedade organizada, Agepar, governos estadual e federal. “É importante lembrar o trabalho da Assembleia com a Frente Parlamentar contra a Renovação do Pedágio, que mobilizou a comunidade em todo o Paraná e sepultou a prorrogação das concessões, que já se falava em alguns setores empresariais”, diz o deputado.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.