Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná é o estado que mais registrou doações de órgãos no primeiro semestre de 2018 – foram 50 doações a cada milhão de habitantes. A média nacional é de 17 doações. No período, houve 602 notificações de potenciais doadores e 284 doações efetivas. O resultado foi descrito como “espetacular” pela publicação oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), divulgada nesta semana.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, os números refletem a boa organização do Sistema Estadual de Transplantes, que nos últimos anos teve sua estrutura e logística melhoradas. Os investimentos nas capacitações dos profissionais de saúde envolvidos no processo de identificação de doadores, entrevista das famílias e a captação de órgãos é outro fator que tem tido impacto positivo.

“Nossas capacitações abordam não apenas aspectos técnicos, como protocolos e diretrizes sobre a doação de órgãos, mas também o preparo das equipes para atender de forma sensível e acolhedora as famílias de possíveis doadores”, diz Nardi.

Além da liderança no número de doações, o Paraná segue em primeiro lugar em identificação e diagnóstico de morte encefálica, com taxa de 106 notificações por milhão de população. O Estado ainda é líder em transplante renal, com 60 doações a cada um milhão de habitantes. De janeiro a junho, 343 transplantes do órgão foram concretizadas no Estado.

Entrevista familiar

No Brasil, as doações de órgãos ocorrem após o diagnóstico de morte encefálica e precisam ser autorizadas pela família do doador, mesmo que o paciente tenha registrado em vida a vontade de ser doador. Todas as famílias dos doadores em potencial passam por uma conversa com as equipes de saúde que buscam esclarecer as dúvidas dos familiares e orientar sobre a possibilidade da doação de órgãos.

No levantamento da ABTO, o Paraná apresenta o menor índice de recusas de famílias. Apenas 25% das famílias entrevistas pelas equipes paranaenses decidiram não fazer a doação. No país, a média de recusa após entrevista é de 43%.

“Isso é reflexo direto da capacitação dos profissionais, que aliada à solidariedade das famílias paranaenses, tem feito o Paraná se destacar na doação de órgão no país”, ressalta o secretário da saúde.

Logística

Outro fator que tem impactado nos bons resultados do Paraná na doação de órgãos é a estrutura logística. Atualmente, o Sistema Estadual de Transplantes conta não apenas com veículos para transporte terrestre, mas também aeronaves à disposição que garantem agilidade no transporte de órgãos e equipes.

Como frisa a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, a possibilidade de deslocamentos rápidos é fundamental para viabilizar os transplantes. “Todo o processo necessita de agilidade e qualquer obstáculo pode fazer com que o transplante não se concretize. Por isso poder contar com uma logística eficiente é fundamental”, explica Arlene.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.