Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O programa anunciado pelo Governo do Estado que vai repassar R$ 20 milhões para a reforma de 200 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) do Paraná está sendo elogiado pelas diretoras das instituições.


O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, um dos coordenadores do programa, explica que cada entidade vai receber R$ 100 mil diretamente na conta bancária e caberá à comunidade escolar e pais decidir quais intervenções são prioritárias e também fiscalizar a qualidade das obras.


“Estamos aplicando o mesmo modelo do programa Escola 1.000, que não apresentou problemas, deu transparência e agilidade aos contratos. É um avanço na democratização da gestão das escolas e incentiva o envolvimento de toda a comunidade na discussão do uso dos recursos”, explicou o secretário.


O Paraná conta hoje com 336 Apaes e 13 associações coirmãs filiadas. “Veio numa hora excelente e vai nos ajudar a fazer uma série de reparos que não tínhamos dinheiro para pagar. O governo está de parabéns pela iniciativa”, afirmou a diretora da Apae de Sertanópolis, Leonilda Sapatine.


Entre as obras que serão executadas na instituição da região Noroeste estão a troca das janelas e de parte do telhado, da instalação elétrica, pintura das salas e a reforma dos banheiros “Nossa escola é bem arrumadinha, mas estávamos precisando fazer alguns reparos para ficar ainda melhor. O dinheiro veio numa boa hora”, disse Sapatine.


Na Apae de Alvorada do Sul, Região Metropolitana de Londrina, o recurso será empregado na troca da instalação elétrica, construção de rampas de acessibilidade, forros, pintura e reforma do telhado.


“Estamos com vazamento e toda vez que chove ficamos com a sala de fisioterapia alagada. É uma ajuda muito importante porque sozinhos não teríamos recursos para fazer uma obra dessas”, afirmou a diretora Márcia Bávia.


Já em Cambira, no Norte, o dinheiro será utilizado na recuperação de uma piscina térmica, finalização da quadra de esportes, pintura dos pisos e reforma de banheiros. “Isso vai nos permitir oferecer maior conforto aos estudantes e preparar a escola com toda a acessibilidade necessária para eles”, explica a diretora Antônia Ramos Zanin.


O presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes), Fernando Meneguetti, explica que sem o repasse do governo estadual as instituições não conseguiriam recursos para fazer a reforma dos prédios . “Nunca vi um programa tão amplo. É inédito no Paraná e talvez no Brasil”, disse Meneguetti, que há 30 anos atua com as Associações de Excepcionais.

Asimp/Casa Cilvil/Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.