Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Balanço completo será apresentado durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, neste mês, em Maringá. Ao todo, documento engloba mais de mil itens fazendo referência a investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

A necessidade de tornar o atendimento no serviço público mais ágil, eficiente e menos analógico está fazendo cada vez mais com que Prefeituras busquem a adoção do conceito de cidades digitais e inteligentes. Dos 399 municípios do Paraná, 76% dos prefeitos eleitos incluíram nos planos de governo, protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propostas para melhorar a gestão e o atendimento por meio de sistemas e infraestrutura tecnológica.

O levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo ao uso de tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos, será apresentado na íntegra a gestores e empresários durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Maringá, dias 24 e 25 de novembro. O evento, gratuito para servidores públicos, é o maior do gênero para pequenos e médios municípios, por apresentar iniciativas e soluções em andamento nas localidades, além de aproximar gestores do mercado interessado nestas localidades. “A tecnologia é transversal a todos os setores da administração pública e determinante no planejamento para aqueles que vislumbram um novo cenário de crescimento”, afirma o diretor da RCD, José Marinho.

Segurança pública é área mais lembrada (18%), com a diretriz para implantação de câmeras de monitoramento. Educação e a Informatização em diversos setores também aparecem com grande margem (16% cada). O diretor da RCD observa que os dados mostram a crescente tendência de inovação e modernização da administração municipal, ainda atrasada na maioria dos casos.

Ao todo, o documento engloba mais de mil itens fazendo referência a investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. A Saúde é outro setor entre os mais citados (12%), com a carência de integração entre as unidades, prontuário eletrônico, agendamento de consultas online e equipamentos como tablets para coleta de dados dos agentes comunitários. “Esta inserção de uso de tecnologias nos planos de governo para aprimorar a gestão pública e melhorar a vida das pessoas indica que os prefeitos estão atendendo à demanda social. As pessoas não vivem mais longe de conectividade e foi-se o tempo em que o anseio se restringia a capitais e a grandes centros”.

Ações para transparência, comunicação com os cidadãos, fomento a inclusão digital, internet gratuita, iluminação pública, gestão eletrônica de documentos e ferramentas para colocar os serviços prestados pelas Prefeituras na web são algumas das ações que constam nas propostas. O apoio a startups, criação de parques tecnológicos, fomento ao empreendedorismo, agricultura e arranjos produtivos locais voltados para empresas de tecnologia também foram itens citados em 20 planos de governo. “A aproximação entre setor público, iniciativa privada e academia também é importante para o desenvolvimento de projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Todos esses temas estarão em discussão durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, organizado pela RCD em conjunto com a Prefeitura de Maringá”, acrescenta o diretor da RCD.

O Congresso tem como slogan Construindo novos modelos de municípios inteligentes. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo congresso.redecidadedigital.com.br. O evento terá a apresentação de modelos, políticas públicas, iniciativas e soluções como para gestão, fiscalização, iluminação pública, segurança, saúde, telecomunicações, procuradorias municipais, geoprocessamento, entre outras.

A iniciativa conta com patrocínio master da ENW e SAJ Procuradorias; ouro da Exati Tecnologia, Smart Matrix, W3 Informática; Copel Telecom e Senografia Desenvolvimento e Soluções; prata da Digistar Telecomunicações, Paliari, DRZ, Sinax, Rang Tecnologia, Gauss Geotecnologia e Smartconn Telecomunicações; bronze da UniCesumar; e apoio estratégico da Level. O Congresso também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Associação de Municípios do Paraná (AMP), das associações de municípios AMCG, AMSOP, AMUNOP, ASSOMEC, CANTU, AMCESPAR, AMEPAR, AMERIOS, AMUNORPI, AMUSEP, COMCAM, AMUVI e AMUNPAR, além da ABRANET, ABEPREST, Assespro-PR, ABINC, ACIM, Terra Roxa Investimentos e União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.