Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Sanepar resultou na conquista da acreditação de quatro grandes laboratórios de análises de água e esgoto da companhia. As unidades estão localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

A acreditação é o reconhecimento oficial junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGRE) de que os laboratórios estão operando com sistema de gestão de qualidade documentado e tecnicamente competente, de acordo com a norma NBR-ISO 17.025:2017.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o instituto colocou a expertise de seu corpo técnico à disposição da Sanepar, compartilhando sua longa experiência como instituição acreditada junto a CGCRE em diversos serviços de calibração e ensaios.

 “Ao longo do tempo o Tecpar modernizou e aperfeiçoou seus laboratórios, a fim de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos mais rígidos controles de qualidade. É esse mesmo padrão de excelência que construímos nessa parceria e que hoje encontramos nos quatro laboratórios da Sanepar que receberam a acreditação”, afirma.

Segundo a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, o êxito no processo de acreditação dos laboratórios é resultado de ações integradas envolvendo equipes de diversos setores do instituto.

 “O Tecpar orientou a Sanepar durante todo o processo de acreditação, da preparação até o encaminhamento de documentos. Também prestamos a assessoria necessária para corrigir não conformidades apontadas nos relatórios, até a acreditação ser concedida”, diz Daniele. 

Etapas

A primeira etapa foi a avaliação in loco da atual situação do Sistema de Gestão de cada um dos laboratórios e diagnóstico. Em seguida, foram realizadas capacitações com empregados da Sanepar, auditorias internas e organização de análises nos quatro laboratórios. A equipe técnica também prestou consultoria a distância, esclarecendo dúvidas por telefone e e-mail.

O gerente do Centro de Medições e Validação do Tecpar, João Pimpão, conta que a unidade fez a calibração de centenas de equipamentos utilizados nos quatro laboratórios de análises químicas e microbiológicas de água e esgoto, além de participar e contribuir em todas as etapas do processo de acreditação.

“O êxito alcançado neste grande desafio junto a uma empresa com o porte da Sanepar abre um novo leque de prestação de serviços para o instituto. Ao se congregar esforços e conhecimentos de equipes de diversas áreas e competências, é possível alcançar novos horizontes para prestar novos serviços de excelência”, afirma Pimpão.

Assessoria Técnica

O Tecpar passou a compartilhar sua ampla experiência oferecendo consultoria técnica e treinamentos para acreditação de laboratórios de ensaios e de calibração. O objetivo é orientar a implantação da norma ISO 17025 em estabelecimentos que pretendem obter e ou manter a acreditação junto à CGCRE.

Neste serviço estão previstas as seguintes etapas: diagnóstico, plano de treinamento, consultoria, auditoria interna, verificação da eficácia, preparo de documentos. Também poderá ser desenvolvida uma lista de serviços de acordo com a necessidade do laboratório.

Excelência

Além dos quatro grandes laboratórios de avaliação de conformidades de água, esgoto, lodo de esgoto, produtos químicos e equipamentos analíticos no Estado (Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel), a Sanepar mantém 180 laboratórios descentralizados de água e 20 laboratórios regionais de esgoto.

Todos são referência no setor de saneamento do Brasil. Bem estruturados, com equipamentos modernos, pessoal capacitado e seguindo requisitos de qualidade, como os da NBR ISO 9001:2015, eles garantem mais confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas 346 cidades atendidas pela Sanepar.

Ascom/Tecpar

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios