Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Sanepar resultou na conquista da acreditação de quatro grandes laboratórios de análises de água e esgoto da companhia. As unidades estão localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

A acreditação é o reconhecimento oficial junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGRE) de que os laboratórios estão operando com sistema de gestão de qualidade documentado e tecnicamente competente, de acordo com a norma NBR-ISO 17.025:2017.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o instituto colocou a expertise de seu corpo técnico à disposição da Sanepar, compartilhando sua longa experiência como instituição acreditada junto a CGCRE em diversos serviços de calibração e ensaios.

 “Ao longo do tempo o Tecpar modernizou e aperfeiçoou seus laboratórios, a fim de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos mais rígidos controles de qualidade. É esse mesmo padrão de excelência que construímos nessa parceria e que hoje encontramos nos quatro laboratórios da Sanepar que receberam a acreditação”, afirma.

Segundo a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, o êxito no processo de acreditação dos laboratórios é resultado de ações integradas envolvendo equipes de diversos setores do instituto.

 “O Tecpar orientou a Sanepar durante todo o processo de acreditação, da preparação até o encaminhamento de documentos. Também prestamos a assessoria necessária para corrigir não conformidades apontadas nos relatórios, até a acreditação ser concedida”, diz Daniele. 

Etapas

A primeira etapa foi a avaliação in loco da atual situação do Sistema de Gestão de cada um dos laboratórios e diagnóstico. Em seguida, foram realizadas capacitações com empregados da Sanepar, auditorias internas e organização de análises nos quatro laboratórios. A equipe técnica também prestou consultoria a distância, esclarecendo dúvidas por telefone e e-mail.

O gerente do Centro de Medições e Validação do Tecpar, João Pimpão, conta que a unidade fez a calibração de centenas de equipamentos utilizados nos quatro laboratórios de análises químicas e microbiológicas de água e esgoto, além de participar e contribuir em todas as etapas do processo de acreditação.

“O êxito alcançado neste grande desafio junto a uma empresa com o porte da Sanepar abre um novo leque de prestação de serviços para o instituto. Ao se congregar esforços e conhecimentos de equipes de diversas áreas e competências, é possível alcançar novos horizontes para prestar novos serviços de excelência”, afirma Pimpão.

Assessoria Técnica

O Tecpar passou a compartilhar sua ampla experiência oferecendo consultoria técnica e treinamentos para acreditação de laboratórios de ensaios e de calibração. O objetivo é orientar a implantação da norma ISO 17025 em estabelecimentos que pretendem obter e ou manter a acreditação junto à CGCRE.

Neste serviço estão previstas as seguintes etapas: diagnóstico, plano de treinamento, consultoria, auditoria interna, verificação da eficácia, preparo de documentos. Também poderá ser desenvolvida uma lista de serviços de acordo com a necessidade do laboratório.

Excelência

Além dos quatro grandes laboratórios de avaliação de conformidades de água, esgoto, lodo de esgoto, produtos químicos e equipamentos analíticos no Estado (Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel), a Sanepar mantém 180 laboratórios descentralizados de água e 20 laboratórios regionais de esgoto.

Todos são referência no setor de saneamento do Brasil. Bem estruturados, com equipamentos modernos, pessoal capacitado e seguindo requisitos de qualidade, como os da NBR ISO 9001:2015, eles garantem mais confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas 346 cidades atendidas pela Sanepar.

Ascom/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.