Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um acordo assinado pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e Governo do Estado do Paraná garante a contratação, até 2021, de 700 aprendizes pelo poder executivo estadual. Os adolescentes de 14 a 18 anos submetidos a medidas socioeducativas (ou que tenham sido beneficiados com remissão) deverão ser contratados via Programa Estadual de Aprendizagem.

Pelo acordo, serão 350 contratações no período 2029/2020 e outras 350 entre 2020/2021. O Governo do Estado cumprirá determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região que, em segunda instância, manteve o mesmo entendimento da primeira decisão (janeiro de 2017), em ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho da 9ª Região dois anos antes.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) destinou R$ 8 milhões para a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) para custeio do Programa Estadual de Aprendizagem, por 16 meses (2019/2020). O BID– Paraná Seguro disponibilizou outros R$ 8 milhões para custeio do Programa, por 16 meses, para o período 2020/2021.

Ação

A ACP foi proposta pelo MPT-PR em janeiro de 2015, em função de procedimento instaurado na Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região. Na ocasião, o MPT observou a não contratação de aprendizes pelo Estado. No entanto, a procuradora regional do Trabalho Mariane Josviak, que assinou o acordo em nome do MPT-PR, destaca que “o Governo atual está envidando esforços para o cumprimento da Lei e contratação dos 700 adolescentes, que deverão ser vulneráveis social e economicamente, pessoas com deficiência, adolescentes de casas de acolhimento e também do socioeducativo e beneficiados com remição da pena, adolescentes de programas de renda do governo, dentre outros”.

Ação civil pública nº: 01954-2015-004-09-00-0 (para acompanhamento no site do TRT9).

Acesse aqui a íntegra do acordo.

Leia a sentença do TRT-PR que determinou a contratação de 700 aprendizes.

Asimp/MPT-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.