Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná está criando um grupo de trabalho para levar o Sistema de Protocolo Integrado (e-Protocolo) a todos os órgãos estaduais. Com isso, os documentos emitidos e recebidos pelo Estado passarão a ser digitalizados. A medida tem o propósito de diminuir a burocracia e dar mais agilidade à administração pública, além de permitir um maior controle dos cadastros e a redução do trâmite dos documentos físicos.

A decisão de formar uma equipe operacional para cuidar do assunto foi anunciada nesta terça-feira (31), no Palácio Iguaçu, durante reunião da governadora Cida Borghetti com secretários e dirigentes de empresas públicas. “Com o esforço e integração de todas as secretarias, o Paraná avança para otimizar seus processos e diminuir a burocracia da máquina pública”, afirmou a governadora.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, explicou que esta é mais uma etapa do Governo Digital, que tem o compromisso de levar os serviços do Estado para mais perto da população. “A digitalização dos processos trará mais facilidade e permitirá que as ações do governo ocorram com velocidade, eficiência e a um custo muito mais baixo”, disse Barros.

O grupo será formado por servidores das secretarias da Administração e Previdência, do Planejamento e Coordenação Geral, da Educação e da Saúde, além da Casa Civil, Celepar, Polícia Militar, Procuradoria-Geral do Estado, Detran e Paraná Previdência. A equipe vai definir os parâmetros para que o sistema e-Protocolo, que já atende algumas áreas do Estado, seja implantado em toda a estrutura de governo.

Barros explicou que o protocolo é o primeiro passo do relacionamento de qualquer pessoa, física ou jurídica, com o Estado. “O e-Protocolo é uma peça fundamental no processo de informatização, pois vai centralizar eletronicamente os protocolos de tudo aquilo que o cidadão precisa que o governo faça. É um processo que precisa ser feito eletronicamente”, afirmou.

Desenvolvimento Sustentável

Na reunião também foi apresentado um balanço da viagem da governadora Cida Borghetti aos Estados Unidos no início de julho. A comitiva paranaense participou de reuniões com o Banco Mundial (Bird), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de um fórum promovido pelas Nações Unidas para acompanhar os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Reconhecido pela ONU como uma referência na aplicação dos ODS, o Paraná poderá se tornar um eixo internacional da Agenda do 2030, se estabelecendo com um centro de convergência de disseminação e implantação das metas de desenvolvimento sustentável no Brasil. “Poucos lugares do mundo tem esta indicação da ONU como uma referência, para onde convergem os demais territórios na busca de informações e exemplos”, explicou Silvio Barros.

A ideia, de acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, é que o Estado avance no alcance das metas das Nações Unidas. Todas as secretarias e órgãos estaduais vão trabalhar de forma integrada para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.