Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) aprovou um requerimento, na Assembleia Legislativa do Paraná, pedindo ao Governo do Estado por meio da Fomento Paraná a criação de uma linha de crédito especial para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis em todo o estado. A preocupação do deputado é, principalmente, no cenário pós-crise da pandemia da COVID-19, já que são esperados queda na renda dos trabalhadores e produtividade das cooperativas em função da quarentena.

“Os catadores estão na linha de frente neste momento de crise, são eles os responsáveis por garantir a logística reversa dos materiais recicláveis. Já há linhas de crédito anunciadas para as micros e pequenas empresas, seria oportuno e necessário também para este segmento”, explicou Araújo. “Vale lembrar que as linhas de crédito às cooperativas estão previstas desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010”, completou o deputado no pedido.

De acordo com o professor Jorge Villalobos, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em resíduos sólidos, a linha de crédito emergencial garante perspectiva de renda e modernização da cadeia da reciclagem. “Abrir uma linha de crédito específica atende a dimensão social e também a dimensão operacional das cooperativas, pois com mais equipamentos e tecnologia à disposição, é possível garantir uma melhor triagem dos resíduos e diminuir os riscos à saúde dos catadores neste momento”.

Ele também destaca que a aquisição de máquinas irá aumentar a produtividade das cooperativas e associações, gerando mais renda aos catadores. “A quantidade de lixo produzido pela sociedade vai continuar e aumentar. No entanto, só aumenta a renda dos catadores se as cooperativas tiverem condições de processar mais. E para isto, é preciso investir em equipamentos melhores”, concluiu Villalobos.

Adriano Rima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.