Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos dias 1º e 2 de julho acontece o Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal – Saúde, Política e Mercado da Maconha no Brasil. O evento será online, gratuito e contará com a participação de pacientes, profissionais da saúde, políticos, advogados, representantes de associações, empresários, ativistas e especialistas do Brasil e do exterior.

O fórum contará com cinco mesas de debates e uma palestra magna: Efeitos da Descriminalização das Drogas em Portugal - ministrada pelo diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal, João Goulão, o principal responsável pela descriminalização das drogas em Portugal.

A mesa de abertura será no dia 1 de julho, às 9horas, com o tema: Criminalização, Usos e Legislação da Cannabis Medicinal. O idealizador do evento, deputado estadual Goura (PDT/PR), vai mediar a mesa que contará com a participação dos deputados federais Luciano Ducci (PSB/PR) e Paulo Teixeira (PT/SP).

Também participarão da abertura a socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira; o psicólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis no Uruguai, Augusto Vitale; o neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro, e da advogada, ativista e coordenadora-executiva da APEPI (Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal), Margarete Brito.

O evento será realizado pelo Mandato Goura com a parceria do Nied-UFPR (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas da UFPR), da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal - Santa Cannabis, da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas - REFORMA, da Marcha da Maconha - Curitiba, da Plantando a Paz Produções, da Reaja - Soluções Calorimétricas, da Cannabis Monitor e da Associação Canábica Norte Paranaense (ACAMPA).

Caminho sem volta

O deputado Goura avalia que a regulamentação da cannabis medicinal é um caminho sem volta, uma vez que pesquisadores e pacientes descobrem a cada dia novos usos, levando alívio e esperança a milhares de pessoas.

“Na política, projetos de lei são discutidos e avançam em parlamentos de todo o Brasil, inclusive por políticos e partidos vistos como conservadores. Na economia, o mercado da cannabis cresce rapidamente, com empresários de diversos setores investindo no imenso potencial de produção brasileiro. É fato que a regulamentação vai trazer benefícios a toda a sociedade”, ressalta.

Transmissão

A transmissão do Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal será feita pelos canais da Assembleia Legislativa do Paraná, do Mandato Goura e do Brasil de Fato Paraná.

Inscrição

O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas pelo bit.ly/inscricaofpcm.

Programação

Todas as mesas contarão com a mediação do deputado Goura, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa e é autor do projeto de lei  PL 962/2019, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CDB) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes de transtornos de saúde.

Programação Fórum de Cannabis Medicinal

Dia 01/07

Mesa 1 | Abertura: criminalização, usos e legislação da cannabis no Brasil | 01/07 | 09h - 12h

1.       Margarete Brito - Advogada, mãe da Sofia e Coordenadora-executiva da APEPI.

2.       Luciano Ducci - Dep. Federal

3.       Paulo Teixeira - Advogado, deputado federal (PT-PR) e presidente da Comissão Especial do #PL399/2015

4.       Nathalia Oliveira - Socióloga e coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas

5.       Augusto Vitale - Sociólogo e ex-presidente do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis do Uruguai

6.       Sidarta Ribeiro - Neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

7.       Talíria Petrone - Professora, deputada federal (PSOL-RJ) e integrante da Comissão Especial do #PL399/2015.

8.       Goura - Filósofo, deputado estadual (PDT-PR) e autor do #PL962/2019.

Mesa 2 - Cannabis e saúde | 01/07 | 14h - 16h

1.       Melissa Vicentini - Ativista antiproibicionista, diretora na Associação Maconha e Saúde - Satiba e mãe do Pedro de 12 anos, paciente de cannabis medicinal

2.       Dra. Paula Dall'Stella: especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pós-graduada em Neuro-oncologia, trabalha com medicina funcional e é pioneira na prescrição de cannabis medicinal no Brasil. (CRM: 128.122/SP)

3.       Renan Abdalla - Médico prescritor de cannabis e Presidente da Clínica Renasce (CRM: 42232/PR)

4.       Maria Letícia - Médica,vereadora de Curitiba (PV-PR) e autora do #PL 33/2020 (CRM: 9920/PR)

5.       Rúbia Maria Weffort de Oliveira - Farmacêutica e pesquisadora do Laboratório de Isquemia Cerebral e Neuroproteção da UEM

6.       Pedro Pierro Neto - Médico neurocirurgião e um dos pioneiros na prescrição de cannabis medicinal no Brasil. (CRM: 102.283/SP)

7.       Renato Filev - Neurocientista, coordenador científico na Plataforma Brasileira de Política de Drogas e membro da Associação Cultive.

8.       Marcelo Kimati - Psiquiatra, professor da UFPR, ex-Diretor de Políticas Sobre Drogas de Curitiba e Coord. Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Drogas (NIED/UFPR)

Mesa 3 - Mercado da cannabis - 01/07 | 19h - 21h

1.       Andrea Bezmertney -  Engenheira Genética, Cofundadora, Diretora de Comunicação e Coordenadora do GT de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da ABICANN (Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis)

2.       Jorge Augusto Callado Afonso - Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná -  TECPAR

3.       David Peixoto - Sócio-Administrador e Diretor de Marketing da Pucmed, empresa de cultivo de cannabis medicinal do Uruguay e parceira na transferência de tecnologia com o TECPAR.

4.       James Kava - Químico e Sócio fundador do REAJA Soluções Colorimétricas

5.       Pedro Nicoletti Motta - Especialista em processos produtivos de cannabis medicinal. Fundador e presidente da Associação Cannativa (México).

6.       Poliana Rodrigues - Fundadora da Blazing Beauty - empresa de cosméticos a base de hemp.

7.       Maria Eugenia Riscala - Cofundadora e CEO na Kaya Mind, a primeira empresa de inteligência de mercado para a cannabis e segmentos afiliados.

8.       Luna Vargas - Antropóloga, educadora canábica e fundadora da InFlore, atua na indústria da cannabis no Canadá.

Dia 02/07

Mesa 4 - Associações e ativismo - 02/07 - 9h

1.       Mauro Leno - Cientista social, mestre em Antropologia social, antiproibicionista e membro do Coletivo Marcha da Maconha Curitiba.

2.       Henrique Carneiro - Doutor em História Social e professor da Universidade de São Paulo, autor do livro “Drogas: A história do proibicionismo”.

3.       Monique Prado - Doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF e assessora parlamentar na área de política de Drogas (ALERJ).

4.       Sergio Vidal - Antropólogo do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos da UFBA. Autor do livro "Cannabis Medicinal: Introdução ao cultivo indoor".

5.       Maria Aline - Doutoranda em Engenharia Elétrica pela UNESP e vice-diretora da SATIBA. Mãe do Victor, paciente que faz uso de maconha medicinal para tratamento de autismo e epilepsia refratária de difícil controle e autismo.

6.       Luciano Lima -Cofundador e Gerente da Associação Brasileira de Cannabis  Esperança - ABRACE Esperança.

7.       Mariana German - Advogada Criminalista, militante antiproibicionista e Diretora da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REFORMA).

8.       Raoni Molin -Presidente da Associação Canábica Norte Paranaense (ACANPA) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto Paraná e Região.

Mesa 5 - Palestra Magna com o Dr. João Goulão - Efeitos da descriminalização das drogas em Portugal - 02/07 - 14h

1.       João Goulão - Médico e atual coordenador nacional de medicamentos para Portugal, um dos responsáveis pela atual política de drogas de Portugal.

Mesa 6 - Encerramento: A urgência da regulamentação - 02/07 - 19h

1.       Carlos Minc - Deputado Estadual (PSB-RJ) e autor do #PL174/2019

2.       Cidinha Carvalho - Mãe de Clárian e Diretora fundadora da Associação Cultive - Associação de Cannabis e Saúde

3.       Pedro Sabaciauskis - Presidente da Santa Cannabis, diretor de comunicação da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (FACT), colunista do Sechat, empresário e ativista.

4.       Pérola Sanfelice - Historiadora, professora e mãe da Pétala (paciente medicada com Cannabis Medicinal).

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.