Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente em exercício Hamilton Mourão receberam na sexta-feira (28) a medalha Heróis da Cavalaria, da Polícia Montada Coronel Dulcídio. A condecoração foi entregue na cerimônia, em Curitiba, que comemora os 140 anos do regimento, que é a unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná.

O governador lembrou que a unidade presta um importante trabalho comunitário e social no Estado. “O regimento de Polícia Montada é a mãe da nossa Polícia Militar e contribui com a defesa e garantia da segurança no Paraná. Graças à corporação, o Estado tem diminuído substancialmente os índices de criminalidade neste ano”, disse. “Um dos destaques é a queda de 30% no número de latrocínios, que ajuda a tornar o Paraná um dos estados mais seguros do Brasil”, ressaltou.

Para Hamilton Mourão, a condecoração destaca os valores de cidadania na construção de uma nação mais igualitária e pujante. “É a oportunidade de mencionar valores fundamentais para a cidadania, junto com aqueles homens e mulheres que prestam um serviço relevante e eficaz em todo o território paranaense há quase um século e meio”, disse.

Também receberam a medalha Heróis da Cavalaria o vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o assessor da Casa Civil do governo federal Abelardo Lupion; além de autoridades civis e militares que contribuem

Trabalho Social

Criada em 28 de junho de 1879, a Polícia Montada teve sua origem na Seção de Cavalaria da Província do Paraná e está ligada a importantes capítulos da história do Paraná e do Brasil, como a Revolução Federalista e a Guerra do Contestado.

Atualmente, faz trabalhos de polícia ostensiva, integrada à comunidade, e está preparada para atuar em grandes eventos, na condução de torcidas organizadas e como elemento de contenção em manifestações agressivas.

O regimento também desenvolve um trabalho social de equoterapia, voltada a crianças carentes com algum tipo de deficiência. Hoje, cerca de 160 famílias são atendidas, e aproximadamente 5 mil crianças já participaram do projeto. “É uma forma de colaborarmos com a sociedade paranaense para além da segurança pública, um trabalho social voltado para os que mais precisam”, explicou o comandante da Polícia Montada, tenente-coronel Elias Ariel de Souza.

Histórico

Desde 1890, exceto nos períodos de conflito, a unidade era classificada como esquadrão. Em 1955 passou a denominar-se como Corpo de Polícia Montada, composto por dois esquadrões convencionais, um esquadrão de metralhadoras com dois pelotões e uma banda de clarins.

Em 1968 passou a se chamar Regimento de Polícia Montada, com a denominação de Coronel Cândido Dulcídio Pereira, em homenagem ao comandante do Regimento de Segurança morto em combate em 1894, na Revolução Federalista, durante o chamado Cerco da Lapa.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; e do Tribunal de Contas do Estado, Nestor Baptista; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Ivonei Sfoggia; o comandante da 5ª Região Militar, general Alécio Oliveira; o deputado federal Toninho Wandscheer; e os deputados estaduais Rubens Recalcatti e Subtenente Everton.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.