Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador em exercício Darci Piana se reuniu na sexta-feira (8) com 13 cônsules de 14 países da Europa, Ásia e das Américas. A reunião no Palácio Iguaçu também contou com a participação do Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixador Igor Kipman.

O governador em exercício destacou que o Paraná é o “Estado da vez” para investimentos em infraestrutura e agronegócios. Ele disse que o Estado deve receber um novo ciclo de investimentos nos próximos anos com as concessões de quatro aeroportos e rodovias federais e estaduais, feitas pela União, além de parcerias para absorver tecnologia para a produção de leite, grãos e frangos, e negócios na área de segurança das fronteiras.

Darci Piana ressaltou a viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior aos Estados Unidos e disse que o Paraná prepara a instalação de um escritório no Vale do Silício, além de parcerias com universidades e institutos de tecnologia para engrandecer o papel da Celepar.

“O Paraná tem um potencial extraordinário de crescimento. Essa nova fase dos governos estadual e federal, com a perspectiva da reforma da Previdência, dá a segurança de que o país vai melhorar. A impressão que eu tenho é que o Paraná é o Estado da vez”, afirmou Piana. “Muitos empresários e bancos mundiais têm chegado ao nosso governo para conversar a respeito de investimentos”.

Parcerias

Para Andreas Hoffrichter, cônsul honorário da Alemanha, o Paraná é benquisto pelos investidores internacionais. “A Alemanha o vê com interesse. Sempre foi um Estado que se destacou, teve crescimento de PIB superior à média brasileira. Os empresários alemães estão querendo investir no Paraná, tem muitas oportunidades de negócios”, destacou.

No encontro, Hoffrichter também afirmou que o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, virá ao Paraná no fim de março para buscar parcerias para a indústria de energias renováveis.

Já Blanca Hernando Barco, cônsul honorária da Espanha, disse que o país tem interesse em negócios da área de infraestrutura e logística. “É uma nova era em que muitos investimentos voltarão para o Paraná. A Espanha tem investimentos muito grandes em parques eólicos, trens e aeroportos. Tem interesse na infraestrutura como um todo”, afirmou.

A cônsul também destacou que Curitiba vai receber neste mês o Smart City Expo 2019 em parceria com a espanhola FIRA Barcelona. O congresso vai trazer empreendedores de todo o mundo ao Paraná.

Pontes

O governador em exercício e o cônsul-geral do Paraguai, embaixador Carlos Fleitas Rodriguez, frisaram no encontro que a parceria estratégica entre os países pela fronteira paranaense possibilitará a construção da segunda ponte em Foz do Iguaçu para desafogar o tráfego pesado de caminhões da Ponte Internacional da Amizade.

A ponte que vai ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco já foi licitada e a obra contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), em 2014. O projeto, no entanto, não teve continuidade e agora será retomado com recursos de Itaipu. A obra tem custo previsto de R$ 302,5 milhões (considerando estrutura e desapropriações), além de R$ 104 milhões para a construção de uma perimetral no lado brasileiro.

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se encontrarão novamente em Brasília na próxima semana para acertar os últimos detalhes do acordo.

Agronegócio

O Paraná também se prepara para modernizar a produção de frango e carne vermelha para abrir novos mercados no Oriente Médio e Europa Oriental. Segundo o cônsul honorário da Turquia, Luiz Alberto Lenz César, o Estado pode ampliar a oferta de frigoríficos capazes de abater frango no modelo halal, que respeita o ritual muçulmano. Ele também destacou que o Paraná deve começar a enviar gado vivo para o Oriente a partir do porto de Paranaguá, nos moldes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes, disse que os empresários do país têm interesse em vacinas veterinárias e que o país europeu e o Brasil já conversam sobre a troca de tecnologias nas áreas de produção de leite e segurança.

Darci Piana destacou que os produtores do Paraná precisam de novos mercados para ampliar os seus investimentos. “O caminho é o diálogo, a conversa, mostrar nosso potencial, receber as propostas e também ajudar a vender, que é a nossa missão. Fazer com que os empresários do Paraná tenham mercado e possibilidade de expandir as suas vendas para o comércio exterior”, acrescentou.

Previdência

Segundo Thomas Augusto do Amaral Neves, presidente do corpo consular e cônsul honorário da Albânia e da República Dominicana, o Paraná tem 45 representações consulares e pode expandir seus negócios nesse novo ciclo de investimento. Ele citou, no entanto, a necessidade de aprovação da reforma da Previdência.

“Essa integração entre governo e os países aqui representados é muito importante para incrementar ainda mais os negócios e também o intercâmbio cultural entre os universitários dos países aqui representados. O Paraná é um Estado muito bem-visto, mas o Brasil ainda precisa definir algumas coisas, como a reforma da Previdência, para que os países se sintam mais confortáveis em fazer investimentos nesse momento”, afirmou.

A reforma foi apresentada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro e aguarda aprovação do Congresso Nacional.

Participações

Também participaram do encontro o cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura; e os cônsules honorários da Áustria, Tércio Gritsch; de Bangladesh, Marcelo Grendel Guimarães; de Filipinas, Kiyoshi Ishitani; da Guatemala, Norberto de Castilho; da Síria, Gourg Abdullah; e da Ucrânia, Mariano Czaikowski.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.