Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, participarão do lançamento da Expedição do Conhecimento, nesta quinta-feira (6), às 11h30, no Show Rural, em Cascavel. O evento será no estande da Itaipu. Após a solenidade, Ratinho Júnior e Silva e Luna atenderão os jornalistas.

O projeto

Desenvolvido  pela Itaipu em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI),  o  projeto  Expedição  do  Conhecimento  é  uma  ação itinerante de educação  ambiental.  Em  um  caminhão-baú  de  15 metros de extensão e nas tendas de apoio, o visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Cada sessão terá capacidade para dez pessoas.

A  visita  começa  com  um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também terá  contato com  um  telescópio  solar,  uma  maquete  demonstrando como funciona  uma  casa  sustentável  e  jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú,  haverá  informações  sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

Em  um  dos pontos do circuito, poderá aprender como é possível gerar energia  limpa  e  iluminar  uma  cidade pedalando uma bicicleta. Óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um  dos  biomas  brasileiros.  Outra novidade será um painel interativo com sons de animais em extinção.

Após o Show Rural, a intenção da Itaipu e do PTI é levar a expedição para municípios da região Oeste do Paraná, ampliando o acesso do público às informações de educação ambiental.

Outros atrativos da Itaipu no Show Rural

A  Itaipu  Binacional levou para a 32ª edição do Show Rural Coopavel, que começou na segunda-feira (3) e segue até sexta (7), em Cascavel (PR), o estande  mais  inovador  de todas as participações da empresa na feira, com atividades inéditas de educação ambiental, turismo e divulgação científica.

Além  da  Expedição  do  Conhecimento,  outra  atração é a Ciência na Esfera, que exibe, em um globo suspenso, projeções de imagens da Terra e de outros  planetas  do  Sistema Solar. Também serão apresentados vídeos sobre biocombustíveis,  agricultura  e  precipitações,  temas  de  interesse  dos  participantes  da feira. O modelo foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos  e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) e já faz parte do roteiro de visitas do Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

O  visitante  também  pode  fazer um tour pela usina hidrelétrica com óculos de realidade virtual (VR).

Neste  ano,  o  estande  da  Itaipu  ocupa  uma  área  de  432 metros quadrados,  onde  ficam o caminhão-baú da Expedição do Conhecimento, tendas de  apoio  e um domo geodésico, com 10 metros de diâmetro e capacidade para 40 pessoas, para as projeções da Ciência na Esfera.

O  estande  conta ainda com um espaço de recepção, onde os visitantes poderão  assistir  ao vídeo institucional de Itaipu, fazer a viagem à usina hidrelétrica  com  óculos  de realidade virtual e retirar as senhas para as sessões dos outros atrativos.

A expectativa de Itaipu é que as novidades atraiam um grande número de visitantes. No ano passado, em cinco dias de feira, o Show Rural Coopavel recebeu um público de quase 290 mil pessoas e movimentou R$ 2,2 bilhões. O evento é considerado um dos maiores e mais importantes do agronegócio brasileiro.

Flávio Miranda/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.