Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado ampliará o apoio às atividades promovidas pela Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). Será feito um aditivo no convênio firmado com a instituição. O assunto foi tratado na sexta-feira (19) em reunião do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, com a coordenadora nacional da Pastoral, Irmã Terezinha Tortelli, em Curitiba.

No encontro, foi entregue também um novo veículo para facilitar o deslocamento das equipes da PPI que atuam na supervisão do trabalho desenvolvido em 117 municípios do Paraná. De acordo com o secretário, o investimento reconhece o caráter social da entidade, referência no acompanhamento domiciliar de idosos.

“Temos um profundo respeito e gratidão pelo trabalho realizado pela Pastoral. São mais de quatro mil voluntários espalhados pelo Estado, que nos ajudam a monitorar a saúde de quase 31 mil idosos. Um serviço exemplar, que garante mais qualidade de vida a essas pessoas”, destacou Caputo Neto.

26 ESTADOS - Fundada em 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa já está presente em 26 Estados e no Distrito Federal. Em todo o Brasil, pelo menos 140 mil idosos recebem a visita dos voluntários da instituição. Eles prestam um serviço de avaliação das condições de saúde, nutrição e educação dos idosos e atuam também na prevenção da violência e maus-tratos.

DIREITOS - O trabalho é focado na defesa dos direitos da pessoa idosa, principalmente em famílias vulneráveis, como as que vivem em situação de pobreza, abandono e outras fragilidades sociais. Durante as visitas, os líderes comunitários registram todas as informações do idoso e avaliam sua evolução mensalmente. Um dos diferenciais é a atuação integrada com as equipes da atenção básica, que conta com a participação efetiva dos agentes comunitários de saúde.

"Apesar da grande capilaridade do trabalho, o Paraná é o único Estado do país que apoia financeiramente as ações da Pastoral", revela Caputo Neto. O convênio, firmado em 2014, prevê o repasse de R$ 882 mil para auxiliar no custeio das atividades desenvolvidas nos municípios do Paraná.

O recurso é destinado, principalmente, para viabilizar a produção de materiais educativos e a realização de oficinas de capacitação de voluntários. 

Segundo a coordenadora nacional da Pastoral, a parceria com o Estado está possibilitando que a entidade expanda sua atuação para novos municípios. “Nossa ideia é levar nosso trabalho para todos os 399 municípios do Paraná. Por isso, este apoio que recebemos do governo tem sido essencial neste projeto”, declara.

CARRO PRÓPRIO - Sobre o novo veículo cedido pelo Estado, Irmã Terezinha ressalta que a doação supre uma necessidade antiga da Pastoral. "Nunca tivemos um carro próprio. Dependíamos da boa vontade dos voluntários, que utilizavam recursos próprios para os deslocamentos. Por isso, receber este veículo hoje significa muito para nós que estamos há anos engajados nesta causa", finalizou.

AEN
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.