Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) assinaram ontem (14) um acordo de cooperação para a implementação do projeto intitulado “Rolê Cívico Paranaense”, de inserção de jovens universitários no ambiente de gestão estadual. Desenvolvido pela 2ª vice-presidência do TJ-PR, o trabalho interinstitucional vai envolver Executivo, Legislativo e Judiciário, com a participação direta das universidades.

Assinaram o documento o vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador José Laurindo de Souza Netto, e o desembargador Celso Mainardi.

O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes universitários a vivência da rotina dos três poderes e, com isso, aprimorar os conhecimentos e compreender como funciona na prática a estrutura interna da gestão. Para a aproximação com os alunos, a denominação foi escolhida em uma linguagem jovem. Segundo o desembargador José Laurindo, a intenção é modificar a compreensão que o jovem tem da vida pública. “Com essa atividade, pretendemos resgatar esses valores e a a participação dos jovens na política.” explicou ele.

O governo estadual aceitou colaborar com o projeto e realizar a ação integrada para compartilhar o funcionamento do Estado, disse o chefe da Casa Civil, Guto Silva. “O princípio desse projeto é a presença física dos jovens acompanhando e participando das atividades para contribuir com o desenvolvimento do estado”, disse ele.

Primeira turma

A partir do dia 6 de Junho, o projeto deve ser iniciado com a visita da primeira turma selecionada, da Universidade Positivo de Londrina. Os universitários serão acompanhados pelo representante do Tribunal de Justiça até o Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo. A Casa Civil fica responsável pela visita guiada dos estudantes, além de ministrar uma pequena apresentação sobre o funcionamento do executivo. As universidades escolhidas são cadastradas pelo TJPR.

Documento

Também assinaram o documento, como testemunhas, o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Anderson Fogaça e a chefe de Gabinete da 2ª vice-presidência Janaína Guimarães Sá.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.