Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Contrato é com a empresa Suape II, que comercializa energia elétrica gerada por uma usina termelétrica. Governador Ratinho Junior afirmou que o Instituto é um centro tecnológico que atende o país inteiro.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai desenvolver sistemas inteligentes e inovadores para a Energética Suape II, empresa que comercializa energia elétrica gerada por usina termelétrica. O contrato foi assinado em solenidade com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, ontem (4), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O governador destacou que o foco do Tecpar está no desenvolvimento de projetos inovadores junto ao mercado. “A ideia é que o Tecpar desenvolva junto a seus parceiros soluções para levar inovação para todo o Brasil. O instituto tem quase 80 anos e, com uma equipe técnica capacitada, é um centro tecnológico que atende o país inteiro”, afirmou Ratinho Junior.

Um dos projetos trará melhoria na geração de energia. Para gerar energia, a usina termelétrica utiliza o briquete, que é um bloco de serragem compactado, feito com resíduos florestais. Porém, nem todo o resíduo de madeira pode ser utilizado. Hoje, o resíduo é levado até a usina, para que lá o material mais adequado seja selecionado para gerar o briquete.

O Tecpar foi contratado para desenvolver um sistema inteligente para a seleção das madeiras que serão utilizadas para produzir o briquete. A ideia é que um caminhão com esse sistema inteligente fique no local onde estão os resíduos florestais e selecione automaticamente aqueles que são mais adequados.

Esse sistema inovador, ao selecionar o material, o compactaria e o deixaria pronto para ser levado para a usina. Com isso, o caminhão transportará apenas o que será consumido, dando mais eficiência ao processo.

Transformadores

Após a energia ser gerada, ela tem que ser adequada até poder ser consumida. Um dos equipamentos que faz essa adequação é o transformador de potência. O processo de transformação de energia hoje é monitorado e gera dados sobre o procedimento.

Nesse projeto, a inovação desenvolvida pelo Tecpar será um sistema inteligente de monitoramento, para que os dados gerados no processo de transformação de energia possam ser utilizados para prever problemas no equipamento, com a finalidade de evitar paradas para manutenção. Além disso, diagnosticando com antecedência, é possível realizar reparos e com isso ampliar a vida útil do transformador.

Competência

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ao participar de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento o instituto reforça sua vocação como centro de tecnologia e inovação. “O Tecpar tem competência para atender a indústria brasileira com soluções inovadoras, a serem desenvolvidas em parceria e, ao mesmo tempo, proporcionar a formação de pesquisadores para geração de empregos de alto impacto e novos negócios”, disse Callado.

José Faustino, diretor de Operações da Energética Suape II, acredita que o desenvolvimento do projeto em conjunto com o Tecpar levará inovações a todo o setor elétrico. “O Tecpar é um instituto de renome no mercado e queremos, no desenvolvimento dos projetos de P&D, gerar inovações que possam ser utilizadas por toda a cadeia de energia”, salientou. O projeto contará com o apoio do Parque Tecnológico de Itaipu e do Instituto Gnarus.

Energética Suape Ii

A Energética Suape II tem como objetivo a geração, o suprimento e a comercialização de energia elétrica através da UTE Suape II, usina termelétrica a óleo combustível com capacidade instalada de 381,2 MW - o que lhe confere à usina o título de maior termelétrica a óleo do Brasil, com operação desde 2013. São clientes da Energética Suape II 35 distribuidoras, que levam a energia elétrica gerada à população de diversas regiões do país.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.