Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou na quarta-feira (3), em reunião com os reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que quer aproximar as instituições de ensino superior da gestão do Estado. A ideia, afirmou, é que as universidades contribuam com ações nas áreas econômica e social para fortalecer o desenvolvimento regional e de todo o Paraná.

“Temos centenas de mestres e doutores, com muito conhecimento, que podem nos ajudar a pensar o desenvolvimento regional, principalmente as questões econômicas e sociais”, afirmou Ratinho Junior. “Os reitores têm papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões. Portanto, queremos mais eficiência, criatividade e novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, disse.

Ratinho Junior afirmou que o governo busca criar ambientes para que as instituições possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma, e pediu um novo encontro de trabalho com os reitores, para discutir questões específicas de cada instituição, nas próximas semanas. Ele lembrou que universidades são um ativo importante do Estado, e que o investimento em ensino superior é de cerca de R$ 2,5 bilhões ao ano.

Cooperação

Para o futuro superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), essa primeira reunião com o governador foi importante para breves relatos dos reitores e para que eles pudessem conhecer o que o governo espera.

“Queremos fazer um trabalho de estreita cooperação e de construção conjunta, visando utilizar esse capital intelectual e científico que temos nas instituições a serviço da população e do desenvolvimento regional”, disse.

As universidades estaduais estão à disposição do Estado, afirmou a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, que também é presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Pública (Apiesp). “Temos consciência de que a inovação tecnológica está atrelada às nossas atividades e queremos ajudar a transformar o Paraná em um estado mais inovador”.

Enxugamento

Ratinho Junior reforçou que a extinção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como parte das medidas de enxugamento da máquina pública, não afetará o trabalho no setor. “Transformamos a secretaria de ensino superior em superintendência com o objetivo de dar mais trânsito a ela em outras secretarias de estado. Dessa forma, será mais dinâmica e terá mais eficiência”.

Presenças

Participaram da reunião os reitores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Cesar Damasceno; da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; da Universidade Estadual do Paraná, Antônio Carlos Aleixo, e da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Paulo Sergio Wolff; vice-reitores das instituições; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.