Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Hoje, 06 de fevereiro o Instituto de Engenharia do Paraná - IEP, comemora 93 anos de existência com um grande evento para seus associados e convidados. A celebração marca a inauguração do novo espaço no 15º andar da sede localizada na rua Emiliano Perneta, 174, bem no centro da capital paranaense.

Dentre as diversas atividades que o IEP realiza anualmente podemos destacar os seminários, debates com convidados e personalidades, encontros culturais, visitas técnicas e grandes eventos como a Semana de Engenharia do Paraná, encontro tradicional que acontece todos os anos no mês de dezembro, e a recém criada Semana Acadêmica de Engenharia, voltada para os estudantes de engenharia e que envolve as principais instituições de ensino das diversas engenharias.

A criação do IEP data de 06 de fevereiro de 1926 e, é resultado da dedicação de um grupo de corajosos engenheiros com visão de futuro e que perceberam que a defesa dos interesses da classe precisava de uma entidade, elevando a atividade da engenharia para um novo patamar. Durante esses 93 anos, o IEP foi peça fundamental para diversos debates e eventos de todas as áreas da engenharia, além de testemunhar eventos históricos.

Passaram por suas fileiras personalidades como o engenheiro João Moreira Garcez, primeiro presidente do IEP que, à época, era prefeito de Curitiba, cargo que ocupou por 10 anos tendo como marco a construção do edifício Garcez, o primeiro “arranha-céu” da cidade. Outro nome que mostra a importância do Instituto é, Enedina Alves Marques, formada em engenharia civil pela UFPR em 1945 e que se tornou a primeira mulher a se formar em engenharia no estado e a primeira engenheira negra do Brasil.

Asimp/IEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.